Página inicial > Últimas Notícias > IFFar passa por recredenciamento para oferta de cursos à distância
Notícias IF Farroupilha

IFFar passa por recredenciamento para oferta de cursos à distância

Publicado em Terça, 21 de Novembro de 2023, 15h12 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar está passando por um processo de recredenciamento para manter a oferta de cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD). Neste ano, a avaliação in loco será virtual e ocorre de 22 a 24 de novembro.

recredenciamentoead notícia21112023

O recredenciamento institucional EaD é um ato autorizativo do Ministério da Educação (MEC) que permite que a instituição de ensino mantenha a oferta de cursos superiores na modalidade de Educação à Distância.

É constituído por uma avaliação externa por meio da qual o MEC supervisiona a qualidade da oferta de Ensino Superior EaD em todos os âmbitos avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo é avaliar a instituição, os cursos e o desempenho dos estudantes.

A avaliação resulta num conceito que pode variar de 1 a 5. O conceito 5 é considerado de excelência, e permite que a instituição passe por um novo processo de recredenciamento somente após um período de 10 anos.

Veja no final desta notícia como funciona o processo de avaliação.

Recredenciamento institucional foi pauta na 9ª Reunião do Codir

O Recredenciamento Institucional EaD foi uma das pautas discutidas durante a 9ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), realizada no dia 8 de novembro.

Durante o encontro, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, professor Carlos Lehn, explicou os passos que envolvem o processo avaliativo. O primeiro contato com os avaliadores ocorreu no dia 19 de outubro. Na ocasião, foi definida a data da visita in loco e a lista de documentos necessários.

A partir disso, o IFFar começou a se organizar internamente para preencher o formulário eletrônico - que é utilizado pelos avaliadores e constitui a base do processo de avaliação - e reunir documentos que comprovam as informações dispostas nesse documento. Para isso, foi formalizada a criação de uma comissão através da publicação de uma portaria.

De acordo com Carlos Lehn, a expectativa da gestão é a obtenção do conceito 5 na avaliação. “Trabalhamos com o horizonte da nota 5, já que tudo o que foi colocado no formulário tem como referência o que era necessário para a obtenção da nota máxima em cada um dos indicadores”, avaliou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional durante a reunião do Codir.

Dada a variedade de indicadores avaliados durante o processo de recredenciamento, o trabalho envolve todas as pró-reitorias e diversos setores do IFFar.

Como funciona a avaliação

O MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) designa uma comissão composta por três avaliadores. A comissão avalia a instituição a partir de cinco eixos, cada um com indicadores e pesos distintos:

• Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional (Peso 10): compreende cinco indicadores, entre eles a evolução institucional, a autoavaliação institucional, resultados de avaliações externas, entre outros;
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional (Peso 30): compreende sete indicadores, entre eles o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e políticas de ensino, extensão, inovação tecnológica, desenvolvimento artístico e cultural, entre outros;
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas (Peso 10): compreende 12 indicadores, entre eles: monitoria e mobilidade acadêmica, titulação do corpo docente, grupos de estudos e pesquisa, iniciação científica e tecnológica, acompanhamento de egressos, internacionalização, entre outros;
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão (Peso 20): compreende oito indicadores, entre eles a capacitação e formação continuada dos servidores, gestão institucional e orçamentária, materiais didáticos, entre outros;
  • Eixo 5 – Infraestrutura (Peso 30): compreende 18 indicadores, entre eles as instalações administrativas, salas de aula e de professores, auditórios, laboratórios, bibliotecas, polos EaD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, entre outros.

A avaliação é realizada a partir de quatro principais fontes de informação. Uma delas é um formulário eletrônico preenchido pelo IFFar anteriormente à visita in loco. Outra, é a documentação digital fornecida pelo IFFar e que comprova as políticas e ações relacionadas no formulário eletrônico.

Além disso, são realizadas reuniões virtuais com gestores, membros da Comissão Própria de Avaliação do IFFar (CPA) e representantes de servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), docentes e estudantes.

Por fim, é realizada a visita guiada in loco pelas instalações administrativas e acadêmicas da Reitoria do IFFar de um Polo de EaD.