Página inicial > Últimas Notícias > Reitores participam do relançamento da Frente Parlamentar dos IFs
Notícias IF Farroupilha

Reitores participam do relançamento da Frente Parlamentar dos IFs

Publicado em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 18h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Dirigentes de todo o país participaram da cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais, realizada nesta quinta-feira (14). O evento ocorreu no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. O grupo conta com o apoio de mais de 200 congressistas, entre deputados e senadores de diversos partidos.

frenteparlamentar notícia15092023c

Foto: relançamento da Frente Parlamentar em defesa dos IFs ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília

Assista a um vídeo do Conif sobre o evento de lançamento em nossas redes sociais

A criação da Frente Parlamentar é resultado da articulação entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Congresso Nacional. A Frente terá vigência pelos próximos dois anos.

“Teremos muitos desafios pela frente, como a consolidação e expansão das instituições”, destacou o deputado federal Reginaldo Lopes durante o evento. “Os Institutos Federais desempenham um papel crucial no desenvolvimento das regiões onde estão inseridos e são referências no Ensino Médio”, acrescentou.

A presidente do Conif, Leopoldina Veras, destacou o compromisso dos parlamentares na mobilização em prol da Rede Federal. Também ressaltou a natureza multipartidária do grupo, que recebeu apoio tanto de deputados federais quanto de senadores. “Precisamos defender esse modelo, pois ele é bem-sucedido, e trabalhar pelo fortalecimento dessa política pública. Nossa rede cria oportunidades e transforma vidas”, afirmou Leopoldina.

frenteparlamentar notícia15092023

Foto: a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer (a segunda da esq. p/ dir.) participou do evento em Brasília

Entre os objetivos do grupo, estão o diálogo e a busca por soluções no desenvolvimento de políticas relacionadas ao papel estratégico da Rede Federal na educação profissional, científica e tecnológica.

A mesa diretiva do evento contou ainda com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques, e dos deputados federais Ana Pimentel, Elvino Bohn Gass, Erika Kokay, Fernanda Melchionna e Socorro Neri.

Diálogo

A frente parlamentar é um grupo suprapartidário destinado a aprimorar e defender diretrizes que impactam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Orçamento, expansão, políticas de inclusão e temas relacionados à pesquisa, inovação e desenvolvimento são alguns dos temas de interesse do grupo, que serão acompanhados de perto pelos conselheiros e pela Diretoria de Relações Institucionais e Governamentais do Conif.

A deputada Maria do Rosário foi eleita como vice-presidente da frente parlamentar, que conta ainda com os deputados Reginaldo Veras como coordenador de Extensão; Socorro Neri como coordenadora de Educação do Campo; Moses Rodrigues como coordenador de Orçamento; Dandara como coordenadora de Pesquisa e Inovação; e a senadora Dorinha Seabra como coordenadora de Ensino.

Assessoria de Comunicação do Conif (texto adaptado pela Secom do IFFar, leia o original neste link). Fotos: Moacir Evangelista/Conif.