Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFFar participam da fase final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 16h20 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma equipe de estudantes do curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFFar – Campus Frederico Westphalen participou da fase final da 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). O evento ocorreu de 8 a 10 de setembro em Brasília.

iffar12obap notícia13092023

Foto: professor e alunos do IFFar participam da 12ª OBAP, em Brasília

A equipe, denominada “Balceiros do Rio Uruguai”, é composta pela estudante Caroline Luysa Bandeira e pelos estudantes Gustavo Manfio Barbieri e Yohanes Afonso Wener. A viagem a Brasília ocorreu sob a orientação do professor Rangel Fernandes Pacheco.

A 12ª OBAP teve uma primeira fase classificatória realizada em junho deste ano, através de uma prova online. Nessa etapa, a equipe do Campus Frederico Westphalen classificou-se em 1º lugar. Mais de 1300 equipes de todo o Brasil realizaram a prova.

A fase final ocorreu de forma presencial em Brasília com a participação de 40 equipes. Nessa etapa, foram realizadas uma prova teórica - individual - e provas práticas: regulagem de semeadora adubadora; inseminação artificial de bovinos; topografia e desenho técnico.

iffar12obap notícia13092023b

Foto: alunos do Campus Frederico Westphalen realizam prova prática da OBAP

De acordo com o professor Rangel Pacheco, a experiência na OBAP oportunizou aos estudantes o envolvimento com temáticas e técnicas relacionadas ao trabalho agropecuário, reforçando alguns tópicos que são desenvolvidos ao longo do curso.

As atividades também colaboraram com o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação integral dos estudantes, como o trabalho coletivo, o planejamento, a resolução de problemas e o trabalho em situação de pressão.

Além disso, Rangel Pacheco também destacou a interação dos estudantes com outros 150 jovens de cursos Técnicos em Agropecuária oriundos de 16 estados brasileiros. Os estudantes do Campus Frederico Westphalen também tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos de Brasília.

OBAP tem apoio do MEC e do MCTI

Na edição de 2023, a OBAP foi realizada pelos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e de Brasília (IFB). As atividades presenciais foram realizadas no Campus Planaltina do IFB.

A OBAP conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Diversas autoridades, reitores e diretores de campi de IFs marcaram presença na fase final da 12ª OBAP. Entre eles, o secretário da Setec/MEC Getúlio Marques Ferreira e a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI Juana Nunes. A ex-reitora do IFFar e atual diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC Carla Jardim também participou do evento.