Página inicial > Últimas Notícias > Processo Seletivo do IFFar tem mais de 5 mil inscritos
Notícias IF Farroupilha

Processo Seletivo do IFFar tem mais de 5 mil inscritos

Publicado em Terça, 12 de Setembro de 2023, 18h01 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Processo Seletivo 2024 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar teve mais de 5 mil candidatos inscritos. As inscrições se encerraram no último domingo (10). Confira a relação de candidatos por vaga de cada curso oferecido.

Anexos:

psintegrados2024 notícia12092023

No total, foram 5.482 inscrições realizadas para 1.761 vagas oferecidas. Elas estão distribuídas em 35 cursos oferecidos em 12 cidades do Rio Grande do Sul. A maior parte dos cursos tem uma relação de mais de um candidato por vaga. A média geral ficou em 3,11.

O curso com a maior relação de candidato por vaga foi o Técnico em Mecatrônica, oferecido pelo Campus Santa Rosa. 229 estudantes se inscreveram para as 35 vagas oferecidas, resultando em 6,54 candidatos/vaga. O curso com o maior número de inscrições foi o Técnico em Agropecuária, oferecido pelo Campus São Vicente do Sul. 488 estudantes se inscreveram para as 140 vagas oferecidas.

Confira os cursos mais concorridos por campus (a lista completa com dados detalhados está disponível nos anexos dessa notícia):

Curso (campus) – candidato/vaga (nº de vagas oferecidas)

• Técnico em Mecatrônica (Santa Rosa) – 6,54 (35)
  • Técnico em Administração (Santo Augusto) – 5,26 (35)
  • Técnico em Informática (Santo Ângelo) – 4,69 (35)
  • Técnico em Administração (São Vicente do Sul) – 4,04 (70)
  • Técnico em Agropecuária (Júlio de Castilhos) – 4,03 (70)
  • Técnico em Agricultura (Panambi) – 4 (35)
  • Técnico em Informática (Frederico Westphalen) – 4 (35)
  • Técnico em Informática (Uruguaiana) – 3,73 (60)
  • Técnico em Informática (São Borja) – 3,57 (60)
  • Técnico em Agricultura (Jaguari) – 2,71 (35)
  • Técnico em Administração (Jaguari – oferta em Santiago) – 2,69 (35)
  • Técnico em Informática (Alegrete) – 1,5 (60)

A seleção para as vagas se dá através de uma prova com conteúdo do ensino fundamental. Ela será aplicada no dia 8 de outubro, a partir das 14h. As provas são aplicadas nas cidades onde o IFFar possui campus. A constituição da prova e os conteúdos programáticos estão disponíveis no Anexo VII do Edital nº 296/2023. Os estudantes interessados também podem acessar provas e gabaritos de processos seletivos passados do IFFar através deste link.

Inscrições para cursos Proeja e Técnicos Subsequentes estão abertas

Os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar são aqueles oferecidos para quem tem menos de 18 anos e possui o ensino fundamental completo. Os estudantes fazem o curso técnico e o ensino médio no IFFar.

Para quem tem mais de 18 anos, o IFFar oferece cursos Técnicos Integrados na modalidade de educação para jovens e adultos (Proeja). As inscrições para esses cursos ainda estão abertas e vão até 1ª de fevereiro de 2024. Saiba mais aqui.

Para quem já terminou o ensino médio, o IFFar oferece cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Grande parte desses cursos são oferecidos no turno da noite. As inscrições também estão abertas e vão até 8 de outubro. Saiba mais aqui.

Secom