Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFFar apresentam pesquisa ao prefeito de Santiago
Notícias IF Farroupilha

Alunos do IFFar apresentam pesquisa ao prefeito de Santiago

Publicado em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 11h11 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Estudantes do 1º ano do curso Técnico Integrado em Administração do Centro de Referência do IFFar em Santiago apresentaram um relatório com o valor da cesta básica ao prefeito do município, Tiago Gorski Lacerda. A atividade ocorreu no dia 24 de agosto.

cestabasicasantiago notícia01092023

Foto: estudantes do CR Santiago apresentam resultado de pesquisa ao prefeito da cidade

O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Noções de Economia. Constitui-se em uma pesquisa do valor da cesta básica em Santiago, com levantamento de preços nos cinco maiores supermercados da cidade. O trabalho foi desenvolvido durante os meses de abril, maio e junho de 2023. Confira os valores levantados pelos estudantes no final desta notícia.

De acordo com Marco Malheiros, professor da disciplina e coordenador do projeto, o trabalho teve como objetivo desenvolver a noção de inflação/deflação dos preços dos alimentos. A pesquisa seguiu a mesma metodologia adotada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O professor Lucas Flores, coordenador do curso Técnico em Administração do Centro de Referência do IFFar em Santiago*, também participou da atividade. Ele falou sobre a importância de os projetos desenvolvidos pelo curso estarem alinhados a demandas dos cidadãos que residem na região de abrangência da unidade. Lucas Flores também aproveitou a ocasião para divulgar o Processo Seletivo 2024 do IFFar.

Além dos professores, participaram da apresentação as estudantes Clara Ferreira Correa, Elisa Toscani Vielmo, Flaviane Taborda, Giovana Manzoni Ferreira, Grazieli Michelin Faccin, Luiza Oliveira Vianna Silva e Manuela Bianchini Silveira.

*o curso é oferecido pelo Campus Jaguari no Centro de Referência de Santiago

Confira os valores da cesta básica em Santiago:

Valor da Cesta Básica em Santiago/RS
Mês Valor da Cesta (R$) Variação Mensal (%)
Abril/2023 671,14 -
Maio/2023 679,96 1,31