Página inicial > Últimas Notícias > Prefeita de Cruz Alta entrega carta de interesse ao IFFar
Notícias IF Farroupilha

Prefeita de Cruz Alta entrega carta de interesse ao IFFar

Publicado em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 16h41 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A prefeita de Cruz Alta entregou uma carta de interesse à reitora do IFFar pela instalação de um campus no município. O encontro ocorreu na última quarta-feira (23), na Reitoria do IFFar, em Santa Maria.

reuniaocruzalta notícia25082023

Foto: durante reunião para tratar de presença do IFFar em Cruz Alta, a prefeita municipal entregou uma carta de intenções à reitora

Paula Facco Librelotto, prefeita de Cruz Alta, reuniu-se com a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, para discutir a possibilidade de instalação de um campus e a oferta de cursos no município. A carta de interesses entregue pela prefeita destaca as potencialidades de Cruz Alta para viabilizar a implantação de uma unidade do IFFar.

A reitora do IFFar explicou o atual processo de consolidação e expansão das unidades de Institutos Federais e as contrapartidas necessárias dos municípios interessados em receber novos campi. Também destacou as possibilidades de eixos tecnológicos e cursos que podem ser ofertados pela instituição.

Em ocasiões anteriores, Nídia Heringer já explicou que a decisão pela instalação de novas unidades não é do IFFar. Os municípios precisam manifestar interesse, mobilizar a comunidade e formalizar as solicitações. A decisão final pelos municípios que receberão novas unidades de Institutos Federais se dá pelo Governo Federal.

Durante a conversa, além da instalação de um campus, também foi discutida a possibilidade de instalação de um Centro de Referência vinculado a uma unidade já existente do IFFar. Isso é o que o corre em Santiago, por exemplo. Na cidade, o IFFar possui um Centro de Referência ligado ao Campus Jaguari e oferta cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio.

Como encaminhamento, Nídia Heringer sugeriu que Cruz Alta formalize o interesse ao IFFar para que a instituição possa trabalhar nos trâmites necessários junto ao município para a elaboração de proposta a ser encaminhada ao Ministério da Educação.

Também ficou definida a realização de uma Audiência Pública para tratar com a comunidade local da possibilidade de implantação de um campus em Cruz Alta. O evento está previsto para ocorrer no dia 28 de setembro.

A prefeita de Cruz Alta visitou o IFFar acompanhada da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudia Pedroso, e do deputado estadual Rafael Braga. Braga é presidente da Comissão Especial sobre Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Acompanharam a reitora do IFFar o professor Carlos Lehn, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, e Gabriel Garcia, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.