Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de Seminário Internacional de Sustentabilidade na UFPel
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa de Seminário Internacional de Sustentabilidade na UFPel

Publicado em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 15h16 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Servidores do IFFar apresentaram projetos de extensão durante a segunda edição do Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes), realizado de 16 a 18 de agosto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

siepesufpel notícia2482023

Foto: a segunda edição do Siepes reuniu 11 instituições integrantes da Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies)

O Siepes reúne instituições de ensino integrantes da Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies). A Rede foi criada em 2022 com o propósito de fortalecer iniciativas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A segunda edição do Siepes teve como tema “Educação para Sustentabilidade: Interfaces entre Ciência e Política”. A programação do evento contou com sete palestras e cinco painéis interativos. Também foram realizadas discussões sobre o Observatório Gaúcho de Sustentabilidade. Gestores, professores e estudantes representantes das instituições participantes socializaram trabalhos acadêmicos focados na promoção da sustentabilidade em diversas áreas do conhecimento.

Durante o Seminário, as instituições integrantes da Regies tiveram a oportunidade de assistir a palestras inspiradoras, explorar projetos e pesquisas e discutir o compromisso das instituições de ensino no planejamento de ações de curto e médio prazo junto com as comunidades dos territórios onde estão inseridas.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão do IFFar (Proex), o IF Farroupilha se destaca como uma das instituições protagonistas na criação da Regies. Na segunda edição do Siepes, servidores do IFFar apresentaram projetos de extensão que têm contribuído significativamente para promover a sustentabilidade em suas comunidades e regiões.

siepesufpel notícia2482023b

Foto: as servidoras Luciana Dalla Nora, Taise Tadiello e Janete Arnt representaram o IFFar durante a segunda edição do Siepes

O IFFar foi representado pelas servidoras Janete Arnt, Luciana Dalla Nora dos Santos e Taise Tadiello, que participaram ativamente das discussões e atividades de planejamento das ações da Regies. As servidoras do IFFar também ministraram o Painel “O ODS 11 Cidades e Sustentabilidade: o desenvolvimento humano e a transformação do território em foco”.

Janete Arnt, Assessora de Relações Internacionais da Proex, enfatizou a relevância da participação do IFFar nesse tema internacional e transversal. Ela destacou a oportunidade de estar no evento e estabelecer diálogo com a Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais (UDCA) da Colômbia por meio do coordenador do Observatório da Sustentabilidade da Educação Superior da América Latina e Caribe (OSES-ALC), professor Orlando Saenz, a fim de estabelecer uma parceria que irá gerar ações bilaterais entre as instituições.

As representantes do IFFar no evento também destacaram que “o Siepes é uma oportunidade única para compartilhar nossos esforços em prol da sustentabilidade e aprender com outras instituições comprometidas com essa causa”. Elas disseram estar “orgulhosas de fazer parte desse movimento e de contribuir para a construção de um futuro mais sustentável”. Ainda de acordo com as servidoras, as ações e projetos do IFFar e o seu importante papel na criação da Regies colocam a instituição na “vanguarda da sustentabilidade”.

O Seminário Internacional na UFPel fortaleceu a colaboração e interlocuções entre 11 instituições públicas de ensino do Rio Grande do Sul comprometidas com a promoção da

Sustentabilidade. “A realização do evento demonstra um trabalho intenso para a transformação social e a construção de um valioso legado para o avanço da educação ambiental sustentável no Brasil”, afirmaram as representantes do IFFar no Siepes.

Saiba mais

A primeira edição do Siepes ocorreu de 9 a 12 de maio de 2022 na Reitoria do IFFar. Confira abaixo notícias relacionadas ao evento.

Secom