Página inicial > Últimas Notícias > Campus SVS promove I Encontro de Estudantes da EJA-EPT
Notícias IF Farroupilha

Campus SVS promove I Encontro de Estudantes da EJA-EPT

Publicado em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h33 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus São Vicente do Sul promoveu o I Encontro de Estudantes do Programa EJA-EPT do IFFar no último sábado (19). A atividade teve participação de estudantes de escolas municipais de Santa Maria, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.

Iencontroejaept notícia23082023

Foto: estudantes de cursos EJA-EPT e servidores do IFFar posam para foto na entrada do Campus São Vicente do Sul

Os participantes do Encontro são alunos de cursos oferecidos pelo IFFar, através do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA-EPT), em parceria com escolas municipais de Santa Maria, Júlio de Castilhos e Tupanciretã. Participaram do evento 125 estudantes.

Durante o evento, os estudantes representantes das escolas relataram suas experiências. De acordo com a professora Cléia Tonin, coordenadora da Assessoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do IFFar (Proen), eles falaram sobre o que representa participar de cursos EJA-EPT, o que muda em suas vidas e as suas perspectivas de futuro.

A professora Cléia Tonin destacou que o Encontro “foi um momento muito importante para a integração entre os estudantes da EJA-EPT e para que eles se sintam pertencentes ao IFFar”. Além disso, para a professora, o Encontro indica que o IFFar está cumprindo com o seu compromisso social, “resgatando a dignidade e a cidadania dos estudantes”.

O evento teve a participação do Grupo de Alfabetização de Jovens e Adultos da localidade do Morro da Cruz, de Porto Alegre, coordenado pela professora Ester Grossi, do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA). Também participaram das atividades o diretor-geral do Campus São Vicente do Sul, professor Deivid Dutra, e o diretor de Ensino, professor João Flávio Cogo Carvalho. O diretor de Assistência Estudantil do IFFar, professor Hermes Uberti, realizou uma apresentação cultural.

Após o evento, as delegações visitaram o Campus São Vicente do Sul, que sediava o evento intitulado “Dia do Campus”. Os estudantes foram guiados pelos bolsistas do Programa EJA-EPT em uma visita às estações organizadas pelos cursos do IFFar.

Iencontroejaept notícia23082023c

Imagem: divulgação do I Encontro de Estudantes do Programa EJA-EPT contendo programação completa