Página inicial > Últimas Notícias > Seminário aborda importância dos processos de avaliação no IFFar
Notícias IF Farroupilha

Seminário aborda importância dos processos de avaliação no IFFar

Publicado em Terça, 22 de Agosto de 2023, 18h32 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Seminário de Avaliação Institucional do IFFar ocorre entre hoje (22) e amanhã no Auditório da Reitoria, em Santa Maria. A programação desta terça-feira contou com duas palestras transmitidas pela WebTV do IFFar.

seminárioavaliação notícia22082023

Foto: Isabel de Oliveira, professora da UFRPE, falou sobre a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

O evento tem o objetivo de oportunizar a formação e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica sobre os processos de avaliação institucional. O Seminário é realizado em formato presencial na Reitoria do IFFar. Participam das atividades diretores gerais, de planejamento e desenvolvimento institucional, de ensino, de áreas e representantes dos núcleos de avaliação institucional de todos os campi da instituição.

Durante a abertura do Seminário, a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, falou da importância dos processos de avaliação para a qualificação da instituição. De acordo com a reitora, os processos de avaliação não podem existir somente para cumprir uma obrigatoriedade legal.

Todo processo avaliativo, explicou Nídia Heringer, resulta num plano de trabalho que precisa fazer parte das ações institucionais no ano seguinte. As avaliações servem, portanto, para qualificar a instituição e contemplar os anseios da comunidade.

A avaliação institucional é um mecanismo orientador para o planejamento das ações vinculadas ao ensino, à pesquisa, à extensão e de todas as atividades que lhes servem de suporte. Se caracteriza como um movimento contínuo, ativo e de participação coletiva que prima por melhorias na qualidade do trabalho e das ações desenvolvidos e ofertados pela instituição.

Gabriel Garcia, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar, disse que a avaliação é uma ferramenta fundamental para a constante busca de excelência nos serviços educacionais prestados pela instituição. “Ouvir, analisar e refletir sobre as nossas práticas nos permite identificar pontos fortes e áreas de melhoria direcionando nossos esforços para o aprimoramento constante”.

Palestras foram transmitidas pela WebTV do IFFar

A programação desta terça-feira (22) contou com duas palestras transmitidas pelo canal da WebTV do IFFar no Youtube. Servidores que se inscreveram e acompanharam as atividades receberão certificado.

A primeira palestra teve como tema “Como o Plano de Desenvolvimento Institucional Impulsiona a Qualidade das Instituições”. Foi ministrada por Isabel Cristina Pereira de Oliveira, professora e presidente da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Isabel de Oliveira falou da importância do planejamento das ações em uma instituição de educação. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de planejamento estratégico e gestão. Nele constam estratégias e ações para atingir metas e objetivos planejados pelas instituições de ensino.

Para a professora da UFRPE, os processos de avaliação institucionais são fundamentais para a construção do PDI. A construção desse documento envolve a elaboração de um diagnóstico da instituição, do qual fazem parte processos de avaliação e autoavaliação. As questões levantadas nesses processos devem, portanto, refletir no planejamento de ações e em melhorias para a instituição.

Isabel de Oliveira também falou da necessidade de que as ações que resultam de processos de avaliação sejam explicitamente comunicadas para a comunidade acadêmica. Ela também demonstrou uma ferramenta utilizada pela UFRPE para o mapeamento e acompanhamento de ações e metas planejadas no PDI.

A segunda palestra teve como tema “Avaliação Institucional como Processo Cíclico, Permanente, Dinâmico e Transformador que tem como Objetivo Estratégico a Qualificação Institucional - do Planejamento à Consolidação da Cultura Participativa”. Foi ministrada por Tarcimária Rocha da Silva, diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

As palestras foram transmitidas pela WebTV do IFFar. As gravações podem ser conferidas na íntegra neste link.