Página inicial > Últimas Notícias > IFFar recebe deputado estadual e prefeitos de municípios
Notícias IF Farroupilha

IFFar recebe deputado estadual e prefeitos de municípios

Publicado em Quinta, 27 de Julho de 2023, 16h11 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na manhã desta quinta-feira (27), a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, reuniu-se com o deputado estadual Valdeci Oliveira e prefeitos e representantes dos municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Silveira Martins para tratar da pauta da consolidação e expansão da Rede Federal.

reuniaoiffar notícia27072023a

Foto: reitora do IFFar explica etapas do processo de expansão e consolidação da Rede Federal

Assim como diversos municípios, as comitivas de Caçapava do Sul e Lavras do Sul buscaram o IFFar para manifestar o interesse da instalação de campi que atendam a região onde estão inseridos.

Os representantes de Silveira Martins também reivindicam a inserção do município na pauta, postulando um Centro de Referência ou um campus na região da Quarta Colônia.

Nídia Heringer apresentou a instituição, por meio de vídeo institucional, e demonstrou dados dos eixos tecnológicos e cursos ofertados pelo IFFar. Também elencou as etapas do processo de consolidação e expansão da Rede Federal, frisando a importância de os municípios atuarem conjuntamente.

De acordo com a reitora do IFFar, há a previsão de que 50 novas unidades de Institutos Federais sejam instaladas no Brasil ainda no segundo semestre de 2023. A expectativa é que ao longo dos próximos anos o número de campus da Rede Federal passe dos atuais 620 para mil unidades.

Valdeci Oliveira ressaltou a importância da pauta da educação para a união das regiões. O deputado estadual colocou seu trabalho na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul à disposição para as interlocuções necessárias com os municípios para a organização de audiências públicas.

Os representantes dos municípios explicaram a importância de suas regiões com dados socioeconômicos. Também falaram das características das cidades e dos possíveis cursos que podem ser oferecidos e que venham a favorecer o desenvolvimento regional.

Em outras ocasiões, a reitora do IFFar já explicou que a oferta de cursos de uma possível nova unidade da instituição deve atender às demandas regionais e são decididos a partir da interlocução com a sociedade civil.

reuniaoiffar notícia27072023b

Foto: reitora do IFFar, deputado estadual e representantes de municípios realizam reunião no Gabinete da Reitoria

Além da reitora, também esteve presente na reunião o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Gabriel Adolfo Garcia. Por parte dos municípios, participaram o prefeito e o vice de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy e Luiz Guglielmin, e o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Johnston Prestes.

Também participaram do encontro o vice-prefeito de Silveira Martins, Sadi Tolfo, a secretaria municipal de Educação de Silveira Martins, Silvia Fioreze, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Lavras do Sul, Juliano Machado, e o vereador de Caçapava do Sul, Luis Fernando Torres.

Secom