Página inicial > Últimas Notícias > Expansão do IFFar é pauta de reunião de fórum de educação superior
Notícias IF Farroupilha

Expansão do IFFar é pauta de reunião de fórum de educação superior

Publicado em Terça, 25 de Julho de 2023, 12h06 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Fórum de Educação Superior de Santa Maria realizou um encontro nesta segunda-feira (24), na sede da Universidade Franciscana (UFN). Entre as pautas da reunião, estiveram a criação do Comitê de Mobilização para a instalação de um campus do IFFar no município.

Anexos:

forumedsuperiorsm notícia25072023

Foto: representantes de instituições integrantes do Fórum de Educação Superior de Santa Maria realizam reunião na sede da UFN

A reitora do IFFar Nídia Heringer explicou que durante a reunião do Fórum a pauta da consolidação e expansão da Rede Federal foi socializada com os dirigentes das demais instituições de educação superior de Santa Maria. Ela também anunciou ao grupo a criação do Comitê de Mobilização em prol de um campus do IFFar em Santa Maria.

Durante a reunião, o Fórum de Educação Superior de Santa Maria também elaborou um planejamento de ações para o segundo semestre de 2023 e para 2024. O grupo também acordou a realização de reuniões mensais. O próximo encontro está marcado para o dia 21 de agosto, na sede da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Também participaram da reunião a reitora da UFN Iraní Rupolo, o reitor da UFSM Luciano Schuch, o diretor da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) Eduardo de Assis Brasil Rocha, o diretor da Ulbra Mauro Cervi, a diretora da Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (Unism) Nara Suzana Stain e a vice-diretora da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) Camila Saccol.

Comitê vai acompanhar a pauta da instalação de campus do IFFar

O Comitê Interinstitucional de Mobilização pela Implantação de um Campus do IFFar em Santa Maria foi constituído pela Portaria nº 897/2023 publicada no dia 14 de julho. O grupo tem representações do IFFar, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), incluindo também o Diretório Central dos Estudantes (DCE), e da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da sociedade civil de Santa Maria.

De acordo com o documento, o Comitê tem entre suas atribuições a organização de debates e audiências públicas com a sociedade para a criação da unidade em Santa Maria e a elaboração de um Plano de Trabalho. O documento está disponível nos anexos desta notícia.

Fórum realiza primeira reunião presencial desde a pandemia

O Fórum de Educação Superior de Santa Maria foi constituído em 2018. A reunião realizada nesta segunda-feira (24) foi a primeira desde o período de isolamento social imposto pela Pandemia de Covid-19 entre os anos de 2020 e 2021.

De acordo com o texto publicado no site da UFN sobre a última reunião, o Fórum foi criado com o objetivo de “tratar de ações conjuntas, visando à cooperação interinstitucional para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão, com foco na discussão e na promoção do desenvolvimento regional”.

Leia o relato completo neste link.

Secom