Página inicial > Últimas Notícias > Campus do IFFar em Santa Maria é tema de reunião com deputada federal
Notícias IF Farroupilha

Campus do IFFar em Santa Maria é tema de reunião com deputada federal

Publicado em Sexta, 21 de Julho de 2023, 20h43 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Reunião realizada no Gabinete da Reitoria nesta sexta-feira (21) com a deputada federal Maria do Rosário, discute o fortalecimento da Rede Federal e a criação de novos campi do IFFar, entre os quais Santa Maria e campus pluriétnico. Participaram do encontro a reitora do IFFar Nídia Heringer, a deputada federal Maria do Rosário e a vereadora santa-mariense Marina Callegaro.

Reunião IFFar Maria do Rosário 2023 Julho

Foto: vereadora Marina Callegaro; reitora do IFFar Nídia Heringer e deputada federal Maria do Rosário

A reitora Nídia Heringer iniciou a reunião enfatizando a importância da pauta, que tem sido amplamente apoiada pela sociedade de Santa Maria. Explicou a necessidade de expandir as oportunidades de cursos técnicos em diversas áreas na região oeste da cidade. A reitora acredita que, com a instauração pelo legislativo municipal da frente parlamentar em defesa do IFFar - Campus Santa Maria, serão propostos novos momentos de debate com o poder público e a comunidade local a respeito da instalação de unidade educacional no município.

Deputada Federal Maria do Rosário

Foto: deputada federal Maria do Rosário durante reunião no Gabinete da Reitoria do IFFar

A deputada Maria do Rosário expressou seu compromisso em fortalecer os Institutos Federais (IFs), não apenas onde eles já estão estabelecidos, mas com a ampliação da oferta de cursos em novas localidades. “O nosso objetivo aqui é reforçar o fortalecimento dos IFs onde eles já existem, mas também expandir. Santa Maria tem a reitoria do IFFar, mas não tem um campus para atender estudantes. O sonho e a luta de Santa Maria é por também instalar um campus do IFFar”, disse.

A vereadora Marina Callegaro é autora da iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Campus IFFar em Santa Maria na Câmara de Vereadores. Durante a reunião, ela anunciou a instauração da frente parlamentar nesse segundo semestre e propôs que a reunião seja realizada na própria reitoria do IFFar com a participação dos vereadores. Ela destacou a importância da união do legislativo municipal, órgãos governamentais e sociedade civil pela criação do campus.

“Estamos muito animados com a criação da Frente, porque ela vai envolver o legislativo municipal, órgãos governamentais e não governamentais e também a nossa sociedade civil, porque ela também precisa saber da importância do Instituto Federal Farroupilha. Hoje já existe a reitoria em Santa Maria, mas a criação do campus será benéfica para a sociedade civil. A visita institucional ao IFFar junto a Deputada Federal Maria do Rosário, fortalece a importância do campus para Santa Maria”, disse.

Reitora Nídia HGeringer e Maria do Rosário Julho 2023

Foto: reitora Nídia Heringer destaca à deputada Maria do Rosário os movimentos já realizados para a criação de novos campi do IFFar

Nídia Heringer também solicitou o apoio da deputada Maria do Rosário para a proposta de criação de um campus pluriétnico com ênfase em culturas tradicionais, que atenda às demandas de qualificação e formação profissional dos povos originários.

A deputada colocou-se à disposição do IFFar para somar esforços junto ao Congresso Nacional e ao executivo federal, a fim de viabilizar a ampliação da oferta de vagas na educação profissional e tecnológica, com especial atenção à implantação do campus em Santa Maria e ao apoio parlamentar para a criação do campus pluriétnico. Nesta pauta, ela vai intermediar uma agenda em Brasília, no mês de agosto, para que a instituição possa levar a proposta de criação deste campus. Maria do Rosário ressaltou a importância dos IFs para o presidente Lula e o planejamento para o fortalecimento da rede federal.

Entrega de brinde do geoparque reunião maria do rosário agosto 2023

Foto: pró-reitora de Extensão, Angela Marinho, entrega presente do Projeto Geoparque Raízes de Pedra à deputada Maria do Rosário

A pró-reitora de Extensão do IFFar, Angela Marinho, solicitou o apoio da deputada para intermediar agendas no Ministério do Turismo, visando tratar de pautas relacionadas ao Projeto Geoparque Raízes de Pedra. Angela Marinho explicou sobre projetos institucionais em estágio avançado, envolvendo iniciativas parceiras e geoprodutos, além de ações que necessitam de apoio do Governo Federal para implementação.

A reunião realizada com a deputada federal Maria do Rosário e a vereadora Marina Callegaro possibilitou somar parcerias nos âmbitos legislativos municipal e federal na busca por uma educação profissional e tecnológica mais abrangente e inclusiva.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Carlos Lehn, a chefe do Gabinete da Reitoria, Dalva Pillar, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar, Gabriel Garcia, a diretora de Ensino da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), Andriéli Hedlund Bandeira, e o Assistente Parlamentar da deputada Maria do Rosário, Nícolas Alcântara.

Reunião Maria do Rosário IFFar Agosto 2023