Página inicial > Últimas Notícias > IFFar recebe gestores municipais para discutir criação de novos campi e parcerias
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 19 de Julho de 2023, 16h39 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A expansão da Rede Federal e a possibilidade de criação de novos campi foram pautas de reuniões realizadas na Reitoria do IFFar na última sexta-feira (14). Participaram dos encontros a reitora do IFFar, Nídia Heringer, a equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI) e gestores municipais de Cacequi e São Sepé.

Reunião com gestores municipais de cacequi 2023

Foto: reuniões realizada no Gabinete da Reitora do IFFar com gestores municipais trataram sobre a criação de novos campi e oferta de cursos

Reunião com representantes de Cacequi

Na primeira reunião, a reitora do IFFar, Nídia Heringer, e a equipe da PRDI receberam a secretária municipal de Educação Letícia Mossi e a Adjunta de Educação de Cacequi Vanessa Antunes. As representantes do município apresentaram um projeto para a instalação de uma unidade do IFFar intitulado “Transforma Cacequi”. O projeto demonstra grande interesse na oferta de cursos técnicos e superiores para a comunidade local a partir da expansão do IFFar.

Representantes de cacequi expansão da rede

Foto: representantes de Cacequi entregam projeto de parceria educacional para a oferta de cursos do IFFar em São Sepé

O projeto prevê oferta de formação e capacitação profissional através de cursos técnicos e de extensão em áreas estratégicas do município como agricultura sustentável, agroindústria, energias renováveis, tecnologia da informação e turismo rural.

Além da criação de uma nova unidade, também foi discutida a viabilidade de estabelecer um Centro de Referência em Cacequi com ofertas educacionais vinculadas ao Campus São Vicente do Sul. Além disso, foi cogitada a possibilidade da oferta de cursos de qualificação profissional na modalidade de formação inicial e continuada (FIC), visando atender às demandas específicas de educação profissional e tecnológica do município.

reunião com São Sepé 2023 novos campi

Foto: reunião realizada no Gabinete da Reitoria com gestores municipais de São Sepé

Reunião com representantes de São Sepé

Na segunda reunião, estiveram presentes o prefeito de São Sepé João Luiz Vargas, o vice Fernando Vasconcelos, a secretária de Educação Márcia Aires e a assessora de Captação de Recursos, Janine Correa. O objetivo da reunião foi discutir a viabilidade da candidatura de São Sepé para sediar um campus do IFFar.

O vice-prefeito Fernando Vasconcelos ressaltou que a região tem uma demanda estimada de três mil alunos que poderiam ingressar no Instituto Federal Farroupilha. Na reunião, foram apresentados dados socioeconômicos do município, destacando as potencialidades da cidade para abrigar uma unidade do IFFar. O município tem como intenção a criação de um espaço de ensino e pesquisa voltado para a formação de mão de obra qualificada, especialmente no setor agropecuário, visando impulsionar a produção regional.

O prefeito João Luiz Vargas informou que São Sepé possui uma área de 17 hectares disponível para uma possível instalação permanente do campus, além de uma edificação que poderia ser utilizada para iniciar cursos de forma imediata.

Gestores de São Sepé 2023 reunião no IFFar

Foto: Janine Correa, assessora de Captação de Recursos, Fernando Vasconcelos, vice-prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, prefeito (da esq. p/ dir.)

Expansão da Rede Federal

Durante as reuniões, a equipe de gestão do IFFar explicou a política atual de fortalecimento e expansão da Rede Federal, destacando as contrapartidas necessárias dos municípios interessados em sediar um campus e os procedimentos envolvidos na criação de novas unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Entre as contrapartidas necessárias, está a disponibilidade de área para construção ou de edificação já pronta para abrigar a unidade.

Além disso, foram discutidas as possibilidades de cursos, eixos tecnológicos e infraestrutura necessária para o funcionamento das unidades e a quantidade de alunos e servidores adequada para cada tipo de campus. Ficou definido que as equipes municipais irão trabalhar em conjunto com a equipe da PRDI, responsável pela implantação de novas unidades, para receberem orientação institucional na formatação do projeto de candidatura.

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, ressaltou que essas discussões são um importante passo no sentido de expandir o acesso à educação profissional e tecnológica nessas regiões, abrindo novas oportunidades para os estudantes e o desenvolvimento das comunidades locais.

A reitora também explicou que a decisão final sobre a elegibilidade do campus é de responsabilidade da Casa Civil da Presidência da República, e que o IFFar está aberto a receber todos os municípios da região que vislumbram no fortalecimento e expansão da Rede Federal uma oportunidade de oferecer educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade para suas comunidades.

Acompanharam a reitora Nídia Heringer nas reuniões o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn, e o diretor de Desenvolvimento e Planejamento Institucional do IFFar, Gabriel Garcia.

Secom