Página inicial > Últimas Notícias > IFFar publica edital de concessão de bolsas para estudantes negros
Notícias IF Farroupilha

IFFar publica edital de concessão de bolsas para estudantes negros

Publicado em Sexta, 14 de Julho de 2023, 15h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

São disponibilizadas quatro bolsas para estudantes negros da especialização em Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, do Campus São Borja, e uma para estudante negro da graduação em Administração, do Campus Santa Rosa. Saiba mais.

editalcarrefour notícia14072023

A concessão das bolsas é regida pelo Edital nº 281/2023, publicado na tarde desta sexta-feira (14). O período de inscrições vai de 17 de julho a 4 de agosto de 2023.

Podem participar estudantes negros, com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo e que estejam matriculados entre o primeiro e o penúltimo ano de um dos dois cursos aos quais se destinam as bolsas.

Os alunos também não podem receber bolsas do CNPq ou da Capes. Estudantes que ocupam cargos públicos também não podem concorrer ao benefício.

As inscrições são feitas através de entrega de documentos e preenchimento de um formulário eletrônico. O link do formulário e todas as informações necessárias para as inscrições estão disponíveis no edital que rege a seleção. O valor das bolsas é de R$1 mil.

Origem das bolsas

As bolsas foram concedidas ao IFFar após aprovação no edital de Chamamento Público promovido pelo Grupo Carrefour em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

Outros estudantes já foram selecionados por meio de um edital publicado em abril deste ano.

O pagamento das bolsas pela multinacional é resultado de um acordo assinado pelo Grupo Carrefour após o assassinato de um homem negro em uma unidade da empresa em Porto Alegre.