Página inicial > Últimas Notícias > Mais de 120 estudantes do IFFar participam de torneio de jogos eletrônicos
Notícias IF Farroupilha

Mais de 120 estudantes do IFFar participam de torneio de jogos eletrônicos

Publicado em Terça, 11 de Julho de 2023, 16h53 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A cerimônia de abertura da Fase Institucional dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal 2023 (eJIF) ocorreu na noite desta segunda-feira (10). A competição, que valoriza aprendizagem e princípios éticos, ocorre até 14 de julho.

noticia eJIF 2023

A cerimônia de abertura ocorreu nesta segunda-feira (10), a partir das 19h, através de uma transmissão no canal da Pró-Reitoria de Extensão do IFFar (Proex) no Youtube.

A pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Angela Marinho, destacou o grande número de alunos inscritos. Explicou também que os eJIF promovem “aprendizagem de conteúdo, de valores e de princípios éticos”.

“Para competir é preciso maturidade. E isso serve para quem perde e para quem ganha, [seja] em um jogo, uma eleição, qualquer propósito competitivo. É preciso respeito e maturidade. Respeito para quem ganha e para quem perde. E isso se aprende aqui”, disse a pró-reitora do IFFar.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Carlos Lehn, que representou a reitora do IFFar na abertura dos Jogos, lembrou que o evento é apoiado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e ocorre desde 2020.

“Surgiu justamente naquele momento em que era necessário nos mantermos distantes, mas não totalmente separados”, lembrou Carlos Lehn, referindo-se ao período de isolamento ocasionado pela pandemia de Covid 19, entre 2020 e 2021.

Jogos valem vaga para Fase Nacional

Os vencedores de cada uma das modalidades da Fase Institucional vão representar o IFFar na Fase Nacional dos eJIF 2023, entre os dias 21 e 25 de agosto. No torneio, são disputadas três modalidades: Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena. As duas primeiras são disputadas entre equipes. As partidas de Xadrez são individuais.

Durante a abertura, o diretor de Extensão do IFFar, professor Alcionir Almeida lembrou que os eJIF são realizados desde 2020, organizados pelo Instituto Federal do Paraná. Em 2020 e 2022 o IFFar não realizou fase institucional. A seleção se deu por edital. Em 2021, a Fase Institucional teve 223 estudantes inscritos.

Conheça as modalidades e veja o número de estudantes inscritos por campus do IFFar neste link.