Página inicial > Últimas Notícias > IFFar aprova primeiro projeto de pesquisa conveniado à Facto
Notícias IF Farroupilha

IFFar aprova primeiro projeto de pesquisa conveniado à Facto

Publicado em Terça, 11 de Julho de 2023, 16h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O convênio entre um projeto desenvolvido no IFFar – Campus Alegrete e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) permitirá a venda de excedentes oriundos de atividades de pesquisa envolvendo bovinocultura e leite.

lepepalegretefacto notícia11072023

Foto: (da esq. p/ dir.) diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Douglas Dalla Nora, coordenador do projeto de pesquisa, Emmanuel de Camargo, e diretora geral do Campus Alegrete, Ana Rita Parizi

O projeto de pesquisa “Indicadores produtivos, fisiológicos, sanitários e comportamentais de diferentes raças e categorias de bovinos leiteiros”, vinculado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (Lepep) Bovinocultura de Leite do IFFar - Campus Alegrete foi o primeiro a firmar um convênio com a Facto.

O projeto é de longa duração e tem gerado resultados expressivos em ensino, pesquisa e extensão aos alunos e comunidade externa, desde o seu início em 2020. A Diretora Geral do IFFar - Campus Alegrete, Ana Rita Parizi, explica que nos últimos anos as diversas atividades de pesquisa fizeram com que o projeto atingisse excedentes de produção de leite e animais. O convênio com a Facto permitirá a comercialização desses excedentes e o reinvestimento no próprio projeto.

Através do convênio, a Facto realizará a prestação de serviço de gestão administrativa financeira para aplicação dos recursos destinados ao pagamento de bolsas, aquisição de materiais e equipamentos e contratação de serviços. Os recursos provenientes das vendas de excedentes terão como objetivo a melhoria de infraestrutura, equipamentos e insumos necessários às atividades do projeto, possibilitando ampliar ainda mais seu alcance, tanto interna quanto externamente.

Atualmente, o projeto de pesquisa é coordenado pelo professor Emmanuel Veiga de Camargo. É importante para a realização do levantamento de dados produtivos, fisiológicos, sanitários e comportamentais de distintas categorias de bovinos leiteiros em diferentes raças (Holandês, Jersey e Girolando) no município de Alegrete, visando conhecer a adaptabilidade e, consequentemente, a produtividade dos animais desta bacia leiteira.

“Enquanto coordenador, almejamos que o projeto pactuado com a Facto garanta o desenvolvimento educacional e tecnológico necessários à formação dos nossos estudantes incentivando-os a aprender, a pesquisar, a buscar o conhecimento, e saber usá-lo para o aprimoramento da bovinocultura leiteira”, disse Emmanuel Veiga.

O diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do Campus Alegrete, Douglas Dalla Nora, acredita que por meio do convênio institucional com Facto será possível o fortalecimento do projeto com a possibilidade real de aplicação dos componentes teóricos, servindo de vitrine à comunidade regional de produtos e serviços desenvolvidos na instituição através da geração de conhecimento científico e tecnológico.

O projeto também permitirá maior participação da comunidade acadêmica na rotina do Lepep, servindo como ambiente de treinamento à prática profissional a estudantes de diferentes cursos e níveis de ensino, bem como levar informações aos produtores rurais locais.

Tratativas entre IFFar e Facto iniciaram em 2022

A Facto é a Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Atua no gerenciamento de projetos de pesquisa, extensão, ensino e desenvolvimento institucional do Ifes e realiza parcerias com IFs e empresas para o apoio à gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica.

As tratativas para realização do convênio entre IFFar e Facto iniciaram em 2022. Após realizar os devidos alinhamentos solicitados pela Fundação, em 2023, o projeto de pesquisa do Campus Alegrete foi o primeiro a ser aprovado para receber apoio operacional.

Ana Rita Parizi disse que a realização do convênio é uma demanda importante do campus e faz parte do Plano de Gestão. Além disso, ela também relatou que o convênio com a Facto, por ser o primeiro do IFFar, trouxe diversos desafios e está servindo de modelo para outros projetos da Instituição.

“Tal parceria é uma medida para intensificar e agilizar o investimento nos projetos de pesquisa, impulsionando a geração de resultados e evidenciando ainda mais a importância da pesquisa na instituição”, ressalta Ana Rita Parizi.

Secom – informações e fotos da Ascom do Campus Alegrete (leia o conteúdo original aqui)