Página inicial > Últimas Notícias > IFFar sedia eventos de pesquisa e inovação
Notícias IF Farroupilha

IFFar sedia eventos de pesquisa e inovação

Publicado em Quinta, 06 de Julho de 2023, 17h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar sediou o 1º Encontro do NIT Meridional e a 1ª Reunião do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Região Sul (Forpog Sul) nos dias 28 e 29 de junho. Os eventos ocorreram no Espaço Inova, localizado no Santa Maria Tecnoparque.

encontroNITForpog notícia06072023

Foto: evento reuniu servidores dos seis IFs da região sul no Santa Maria Tecnoparque

O NIT Meridional é um arranjo dos Núcleos de Inovação e Transferência Tecnológica (NITs) dos seis Institutos Federais dos estados da região sul do Brasil. O arranjo foi criado através de um edital de fomento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) no final de 2022.

Entre os objetivos do NIT Meridional estão: fortalecer, consolidar e promover a integração dos NITs e agências de inovação e promover a capacitação dos servidores no processo de difusão da cultura da inovação por meio da prospecção tecnológica, proteção intelectual, empreendedorismo, entre outros. O projeto foi apresentado durante a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar, em maio deste ano. Saiba mais aqui.

O NIT Meridional entrou em execução no mês de fevereiro. Desde então as coordenações de cada IF se reúnem quinzenalmente, em formato virtual, para a discussão das demandas e a troca de experiências. O 1º Encontro do NIT Meridional foi a primeira atividade presencial desde que o arranjo foi formado.

encontroNITForpog notícia06072023b

Foto: coordenadores de NITs e servidores que atuam com a inovação nos IFs da região sul participam do 1º Encontro do NIT Meridional

De acordo com o coordenador de Inovação do IFFar, professor Anderson Monteiro, durante o evento, foram discutidas as seguintes pautas: funções do NIT, estrutura mínima de trabalho, INPI, Portal Integra, política de inovação, formação conjunta entre os servidores envolvidos com os ambientes de inovação e criação de material compartilhado para melhor compreensão dos ambientes de inovação dos Institutos Federais.

O encontro teve a participação de coordenadores de NITs, gestores e bolsistas dos Institutos Federais Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-Grandense (IFSul), Catarinense (IFC), de Santa Catarina (IFSC) e do Paraná (IFPR).

A 1ª Reunião do Forpog Sul também foi o primeiro encontro presencial do grupo. Até então, as reuniões ocorreram de maneira virtual. As pautas discutidas pelo grupo foram: compartilhamento de experiências e estratégias, ações conjuntas de pesquisa, pós-graduação e inovação, criação de um banco de avaliadores da região sul, política de inovação e experiências das editoras institucionais.

encontroNITForpog notícia06072023c

Foto: reitora do IFFar participa de reunião do Forpog Sul

Participaram do evento os pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Arthur Frantz, do IFSul, Vinícius Martins, e do IFSC (de forma virtual), Flavia Maia Moreira. Também participaram Aline Terra Silveira, representando a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, e Marilane Maria Wolf Paim, diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC. A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, participou da abertura dos dois eventos.

Os eventos foram finalizados com a escrita de uma carta de intenções sobre os ambientes de inovação dos seis Institutos Federais. Também ficou definido que o próximo Encontro do NIT Meridional será em Pelotas e organizado pelo IFSul. A perspectiva é que o evento ocorra no final do mês de setembro deste ano.

Secom – com informações da Coordenação de Inovação do IFFar