Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa do 1º Fórum de Gestores da Educação à Distância dos IFs gaúchos
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa do 1º Fórum de Gestores da Educação à Distância dos IFs gaúchos

Publicado em Quinta, 29 de Junho de 2023, 16h53 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O 1º Fórum de Gestores da Educação à Distância (EaD) dos Institutos Federais ocorreu de 20 a 22 de junho na Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Bento Gonçalves. Dirigentes do IFFar participaram das atividades.

iffareventoead notícia29062023

De acordo com o IFRS, o evento buscou estabelecer um panorama sobre a EAD em cada um dos IFs do Rio Grande do Sul. Como resultado, os três IFs vão propor um programa de formação em educação a distância.

Segundo a diretora de EaD do IFFar, professora Raquel Lunardi, o evento foi um momento importante de integração e trocas de experiências entre as instituições participantes. “Temos demandas muito semelhantes e precisamos nos aproximar para qualificar nossos processos de ensino-aprendizagem em EaD”, relatou Raquel Lunardi.

Durante o evento, foram discutidos diversos temas da EaD, como permanência e êxito, carga horária EaD em cursos presenciais, gestão de EaD nos IFs, formação e atuação na EaD, entre outros. O IFFar, apresentou as experiências do curso de Formação Pedagógica EaD institucionalizado e da oferta de cursos FIC sem mediação.

Raquel Lunardi também relatou que, como resultado do encontro, ficou constituído o Programa de Formação em EaD dos IFs do Rio Grande do Sul. A formação terá duração de 12 meses e vai abordar diversas temáticas, culminando na realização do II Fórum - que será acolhido pelo IFFar em 2024.

Além de Raquel Lunardi, também participaram do evento o diretor de EaD substituto, Adriano Fontoura, a coordenadora do Curso de Formação Pedagógica EaD, Marlova Garcia e as colaboradoras de EaD do Campus Alegrete, Priscylla Mesquita, e do Campus Avançado Uruguaiana, Nelina Morschbacher.

Secom – com informações da DEAD do IFFar e da Assessoria de Comunicação do IFRS