Página inicial > Últimas Notícias > Audiência Pública debate criação de campus do IFFar em Santa Maria
Notícias IF Farroupilha

Audiência Pública debate criação de campus do IFFar em Santa Maria

Publicado em Segunda, 26 de Junho de 2023, 16h57 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi realizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria na última sexta-feira (23). A pauta foi a criação de um campus do IFFar no município no contexto de uma possível expansão e consolidação da Rede Federal.

audiênciapúblicasantamaria notícia26062023c

Foto: Audiência Pública ocorreu na Câmara de Veradores de Santa Maria

A Audiência Pública foi realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O tema foi “A expansão do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria e no RS”.

O deputado estadual Valdeci Oliveira, que presidiu a Audiência, explicou que a atividade se dá em um contexto em que o Governo Federal manifestou a intenção de expandir e consolidar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFFar faz parte (saiba mais no final desta notícia).

Santa Maria é uma das cidades que pode receber um campus do IFFar. Outros municípios que também manifestaram o interesse de sediar uma unidade da instituição são Ijuí, Santiago, São Luiz Gonzaga, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. Ijuí já realizou uma Audiência Pública no dia 22 de junho. São Luiz Gonzaga e Santiago têm audiências marcadas para os dias 29 e 30 de junho.

De acordo com Valdeci de Oliveira, Santa Maria, pelo seu tamanho e importância, “tem espaço para ampliar as oportunidades de a juventude ter acesso a uma educação pública e de qualidade, principalmente através do ensino técnico”. Além disso, o deputado estadual também mencionou que Santa Maria já sedia a reitoria do IFFar.

audiênciapúblicasantamaria notícia26062023a

Foto: participaram da Audiência Pública representantes de mandatos e deputados estaduais, vereadores de Santa Maria e membros da sociedade civil organizada

A vereadora Luci Tia da Moto representou a presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria durante a Audiência Pública. Ela afirmou que “com toda a certeza, a vinda do Instituto para o município será um ganho”, já que Santa Maria é um polo educacional.

Luci afirmou também que a presença de um campus no município já é uma luta que vem de muito tempo. Lembrou ainda que, além da reitoria, o IFFar também se faz presente na cidade através da oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos em escolas do município. “Isso é a abertura das portas de Santa Maria para que possamos ter um Instituto, que é um sonho acalentado há muito tempo”, disse Luci Tia da Moto.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, apresentou a instituição ao público presente, fornecendo números e informações sobre as unidades já instaladas. Também falou da importância da instalação de um campus em Santa Maria. “Educação pública, gratuita e de qualidade é um bem inestimável para qualquer município”, disse a reitora.

audiênciapúblicasantamaria notícia26062023b

Foto: Nídia Heringer, reitora do IFFar, apresentou a instituição e defendeu a importância da instalação de um campus em Santa Maria

A instalação de um campus na cidade implica na participação da comunidade e da sociedade civil organizada, de acordo com Nídia Heringer. É através desse diálogo que são definidos eixos-tecnológicos e cursos a serem oferecidos para a população. As formações devem atender aos interesses e necessidades locais.

“Temos certeza de que investimento em educação é investimento pensado na população. Então esse pleito é muito mais do que ampliar as unidades do IFFar. É garantir a oferta de maior número de oportunidades educacionais para um maior número de pessoas”, finalizou a reitora do IFFar.

Governo Federal planeja a criação de 320 unidades de Institutos Federais

Em entrevista à Rádio Gaúcha, a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, explicou os detalhes sobre a criação de novas unidades dos Institutos Federais. No mês de maio deste ano, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), manifestou a intenção do Governo Federal de expandir e consolidar a Rede Federal.

audiênciapúblicaIjuí notícia26062023

Foto: Ijuí também realizou uma Audiência Pública para tratar da possibilidade de instalação de um campus do IFFar no município

A ideia é que, em dezembro de 2023, mês em que os Institutos Federais completarão 15 anos desde sua criação, o Governo Federal anuncie a criação de 320 novas unidades. O número de campi de IFs existentes passaria dos atuais 680 para 1000.

Nídia Heringer também explicou que, para receber uma unidade de Instituto Federal, os municípios devem atender a certos critérios técnicos que estão sendo estabelecidos pelo Governo Federal. Além disso, também foi criado um Grupo de Trabalho para levantar as necessidades de pessoal e de recursos para investimento.

Entre os critérios aos quais os municípios devem atender, haverá um número mínimo populacional. As cidades também terão que oferecer contrapartidas, como a doação de uma área ou um prédio onde o campus será instalado. A reitora acredita que haverá um número grande de prefeituras interessadas em sediar uma unidade de Instituto Federal.

Nídia Heringer também disse acreditar que dentro de um ano já é possível que haja novas unidades em funcionamento. O tempo de instalação depende de algumas variáveis, como a existência de um prédio pronto ou a necessidade de construção de novas instalações.