Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove IV Formação de Lideranças Estudantis
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove IV Formação de Lideranças Estudantis

Publicado em Quinta, 22 de Junho de 2023, 16h03 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar inicia nesta sexta-feira (23), às 10h, com uma palestra ministrada pela Deputada Federal Fernanda Melchiona. A atividade será transmitida pela WebTV do IFFar. Veja a programação completa.

IVformaçãodeliderançasestudantis notícia22062023

Nesse ano, a Formação de Lideranças Estudantis se estende pelos meses de junho, agosto, setembro e outubro. Confira a programação completa no final desta notícia.

As atividades iniciam nesta sexta-feira (23), com uma palestra de abertura, uma fala da reitora e uma atividade com uma estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa será a única parte do evento que ocorre de maneira presencial, na Reitoria do IFFar, em Santa Maria.

Assim como as próximas atividades, as dessa sexta-feira também serão transmitidas pelo canal da WebTV do IFFar no Youtube.

Participação de estudantes do IFFar

A etapa presencial da IV Formação de Lideranças Estudantis vai contar com a participação de estudantes de todos os campi do IFFar. Até quatro alunos de cada unidade vão receber ajuda de custos para a participação. A seleção desses estudantes se deu através do Edital nº 203/2023.

23 de junho

• 10h – Abertura da IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar. Palestra: “O povo contra a democracia”. Deputada Federal Fernanda Melchiona. Mediação: Rony de Paula Gonçalves, estudante do IFFar e membro do colegiado do curso de Licenciatura em Química do Campus Alegrete;
  • 13h-14h30 – “Com a palavra a Reitora”. Professora Nídia Heringer, Reitora do IFFar.
  • 14h30-15h20 – “O processo de autoconstituição de liderança”. Gabriela Afonso Frison, estudante da UFRGS. Mediação: Patrícia Lunardi Martins, estudante de mestrado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

2 de agosto

• 19h-20h30 – Live: “Como a desinformação afeta Políticas Públicas: Um desafio para a Agenda 2030”. Ergon Cugler de Moraes Silva, mestrando da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mediação: Ernesto Imhof, estudante do Campus Santo Augusto.

16 de agosto

• 14h-15h30 – Live: “Geração do quarto: inteligência emocional, autoestima e autoconhecimento”. Carla Cristina Kawamani, psicóloga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Mediação: Lisiane Dias, psicóloga do Campus Alegrete.

4 de setembro

• 19h-20h30 – Live: “Tirania do mérito”. Professor Hermes Gilber Uberti, diretor de Assistência Estudantil do IFFar. Mediação: Sérgio Sauer, estudante e membro do Grêmio Estudantil do Campus São Borja.

26 de setembro

• 19h-20h30 – Live: “Empreendedorismo social e criatividade”. Professora Rosangela Soares, do IFFar. Mediação: Mateus Markiewicz Moureira, estudante e vice-presidente do Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Santa Rosa.

5 de outubro

• 19h20h30 – Live: “O papel da escola/liderança estudantil no enfrentamento do racismo”. Nuncia Gabrielle Guimarães Escobar, estudante de mestrado da UFSM. Mediação: Magno Lima Farias, estudante e presidente do Diretório Acadêmico do curso de Biologia Bertha Lutz do Campus São Vicente do Sul.