Página inicial > Últimas Notícias > Santa Maria terá coleta seletiva a partir de maio
Notícias IF Farroupilha

Santa Maria terá coleta seletiva a partir de maio

Publicado em Quinta, 20 de Abril de 2023, 15h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Coleta Seletiva em Santa Maria será implementada de forma gradual a partir de 8 de maio. A novidade foi apresentada pela prefeitura de Santa Maria a instituições ligadas à coleta de resíduos e instituições convidadas, nesta terça-feira (18). O IFFar é uma das apoiadoras.

coletaseletiva notícia20042023

Foto: a pró-reitora de Extensão do IFFar Ângela Marinho (no centro da foto, em primeiro plano) participou do evento de anúncio da Coleta Seletiva - foto: Eduardo Ramos (Diário)

A Coleta Seletiva faz parte do Programa Descarte Legal da prefeitura de Santa Maria, que inclui todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do município. De acordo com a prefeitura, “o serviço será feito por meio de contrato entre o Executivo e a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) de Santa Maria”.

A prefeitura também explicou que a Coleta Seletiva será feita de duas maneiras: Porta a Porta e Ponto a Ponto. Na primeira, o caminhão da Asmar recolherá os resíduos semanalmente em todas as vias de determinado bairro. Na segunda, o recolhimento se dará através de agendamento prévio junto à prefeitura.

Poderão ser descartados materiais plásticos, papeis e papelões, vidros, metais, sucatas, embalagens de suco, leite e iogurte, óleo de cozinha (acondicionados em garrafas PET bem fechadas) e eletrônicos.

A lista de bairros que serão atendidos inicialmente está disponível no site do Programa Descarte Legal.

As informações completas estão disponíveis no site da prefeitura de Santa Maria.

IFFar é uma das instituições apoiadoras

O Instituto Federal Farroupilha é uma das instituições que apoia o Programa Descarte Legal e a Coleta Seletiva em Santa Maria. A pró-reitora de Extensão do IFFar Ângela Marinho, e seu substituto Diogo Maus, participaram do evento de apresentação do serviço realizado na última terça-feira (18).

Ângela Marinho explicou que além de apoiar a ação, o IFFar faz parte do Comitê pelo Meio Ambiente. O grupo envolve órgãos públicos, como a prefeitura de Santa Maria, o IFFar e a UFSM, e a sociedade civil organizada. O objetivo é discutir ações e iniciativas práticas que promovam mudanças comportamentais na sociedade, tornando o tema ambiental prioritário e urgente para a comunidade santa-mariense. A coleta seletiva de resíduos sólidos e o papel das associações de coleta e reciclagem são umas dessas ações e iniciativas práticas.

Além disso, o IFFar possui um Núcleo de Incubação Social junto à Asmar. Uma das ações previstas para serem realizadas em conjunto com ela é uma visita técnica a uma associação de coleta e reciclagem da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Objetivo será a qualificação do trabalho realizado em Santa Maria. O IFFar também se colocou à disposição para trabalhar o tema da Coleta Seletiva junto às Escolas Estaduais da cidade.

A pró-reitora de Extensão do IFFar também lembrou que as temáticas envolvendo a preservação do meio ambiente estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030. “A pauta está alinhada ao Programa Estruturante do IFFar, que é a Agenda 2030. Então, é nosso dever dialogar com a comunidade e debater ações concretas considerando as metas estabelecidas pela ONU”, explicou.

Secom – com informações da prefeitura de Santa Maria e do Diário