Página inicial > Últimas Notícias > IFFar vai receber quase R$5 milhões em emendas parlamentares
Notícias IF Farroupilha

IFFar vai receber quase R$5 milhões em emendas parlamentares

Publicado em Quarta, 05 de Abril de 2023, 17h40 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar vai receber um acréscimo de R$4,8 milhões no orçamento de 2023 através de recursos destinados à instituição por parlamentares. Os valores das emendas foram detalhados na 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), realizada nesta quarta-feira (5).

reuniãocodirtarde notícia05042023

A 2ª Reunião Ordinária do Codir foi realizada na manhã e na tarde desta quarta-feira (5). Durante a manhã, a pauta incluiu relatos de projetos de ensino e de extensão desenvolvidos nos campi e a aprovação de convênio com a UFSM para qualificar servidores. Durante a tarde, foi apresentado um detalhamento dos recursos que serão destinados ao IFFar por meio de emendas parlamentares.

O valor total a ser recebido pelo IFFar por meio das emendas parlamentares é de R$4.880.323,00. De acordo com a pró-reitora de Administração do IFFar Miriam Kovhautt, o valor total das emendas parlamentares destinadas à instituição é considerável, tendo em vista o orçamento total disponível para 2023 – de cerca de R$30 milhões, somando os valores para custeio e investimento.

Confira abaixo o detalhamento dos valores a serem recebidos:

Parlamentar

Unidade

Valor total

Afonso Motta

R$162.920,00 (Capital)

Liziane Bayer

R$407.302,00 (Capital)

Sanderson

R$651.683,00 (Capital)

Bohn Gass

Campus Santa Rosa

R$263.777,87 (Custeio)

R$570.223,00 (Custeio)

Campi JC, FW, SB, SAN, SAU, JA, PB

R$43.777,87 (p/ cada campus) (Custeio)

Fernanda Melchiona

R$520.000,00 (Custeio)

R$2.688.195,00 (Custeio)

R$368.195,00 (Custeio – Jogos Estudantis e Mostra Cultural Integrada)

Campi AL, JA, JC, FW, SB, SAN, SAU, SR, PB, SVS, URU

R$180.000,00 (p/ cada campus) (Custeio)

Maria do Rosário

Campi Panambi e São Borja

R$ 250.000,00 (PB) e R$150.000,00 (SB)

R$400.000,00 (Custeio)

Orçamento do IFFar ainda pode ser complementado

O orçamento do IFFar para 2023 foi tema da 1ª Reunião Ordinária do Codir, realizada no começo de março. De acordo com dados apresentados naquela ocasião, o orçamento do IFFar definido pela Lei Orçamentária Anual (LOA 2023) para este ano é 16,6% menor que o de 2022.

Além dos valores advindos das emendas parlamentares, o orçamento do IFFar para 2023 ainda pode ser acrescido por recursos adicionais provenientes da chamada PEC da Transição. Os valores destinados a obras e acréscimos aos orçamentos das instituições federais de educação devem ser definidos nas próximas semanas pelo Governo.

Mesmo com a possibilidade de acréscimo no orçamento anual, a reitora do IFFar Nídia Heringer afirmou que a instituição ainda está sem recursos para a realização de algumas ações. O IFFar tem negado algumas solicitações de servidores para participação em eventos. De acordo com a gestora, os pedidos de participação em seminários e fóruns nacionais e internacionais estão sendo negados exclusivamente por falta de recursos orçamentários e não pelo mérito das atividades.

Como exemplo da economia de recursos com eventos e deslocamentos, Nídia Heringer afirmou que vai participar virtualmente da próxima reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A reunião será realizada de forma híbrida no estado do Maranhão.

Apesar da situação orçamentária dificultada, a reitora também anunciou que existe a possibilidade de haver uma resolução para a situação dos Institutos Federais que não têm sede administrativa própria ainda no ano de 2023.

Nídia Heringer relatou que essa situação está sendo tratada pelo Governo Federal como uma pauta relacionada ao aniversário de 15 anos da Rede Federal, que será comemorado no final deste ano. Nesse sentido, existe a possibilidade de que as sedes próprias das reitorias dos IFs que ainda não as possuem possam ser bancadas por recursos extraorçamentários.

Outras pautas da 2ª Reunião Ordinária do Codir

O Colégio de Dirigentes do IFFar também discutiu a inclusão de obras prioritárias no Sistema de Coleta da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Nídia Heringer explicou que o Sistema é uma ferramenta para a Setec fazer o planejamento do orçamento da Rede Federal para o ano seguinte. Não há garantia de recebimento de recurso para todas as obras planejadas.

O Sistema de Coleta prioriza obras na seguinte ordem: obras em andamento, incidentes climáticos, obras novas, obras de Planos de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) e obras de saneamento básico. Durante a reunião, os dirigentes discutiram algumas das obras que são prioritárias para as unidades do IFFar.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar (PRPPGI) informou que vai realizar um estudo sobre a pesquisa no IFFar. A consulta vai levantar informações tais como: o que leva servidores e alunos a realizar pesquisa, percepção sobre bolsas e investimentos na área e opiniões sobre a distribuição de carga-horária para essas atividades. O objetivo é ter um olhar mais amplo e embasado sobre a pesquisa dentro da instituição.

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) informou sobre a publicação do resultado preliminar das propostas homologadas no edital do IF Mais Empreendedor. Dois projetos foram contemplados na seleção.

Codir - A 1ª Reunião Ordinária do Codir foi transmitida ao vivo pelo canal da WebTV do IFFar no Youtube. As gravações de todas as reuniões podem ser acessadas no canal. As informações completas sobre o Codir, incluindo o calendário das reuniões está disponível neste link.

Saiba mais

Colégio de Dirigentes realiza 2ª Reunião Ordinária nesta quarta - relato da primeira parte da reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (5)

Assunto(s):