Página inicial > Últimas Notícias > Servidores podem submeter propostas de cursos para o IFFar Conecta
Notícias IF Farroupilha

Servidores podem submeter propostas de cursos para o IFFar Conecta

Publicado em Terça, 28 de Março de 2023, 13h40 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Edital seleciona projetos de cursos MOOC - capacitações de curta duração, abertas e online.

Noticia edital fluxo contínuo IFFar conecta.png

Até o final deste ano, servidores do Instituto Federal Farroupilha podem submeter propostas de cursos online abertos e massivos (MOOCs) para a plataforma IFFar Conecta. O envio das propostas, avaliação e homologação é em fluxo contínuo. A oferta dos cursos será semestral, entre março de 2023 e junho de 2024. A seleção é regida pelo edital nº 48/2023.

As propostas devem ter carga horária de até 60 horas e temática inédita, considerando os cursos MOOC já disponíveis na IFFar Conecta ou em fase de elaboração. A consulta desses últimos pode ser feita com a Diretoria de Educação a Distância (DEAD), por e-mail.

Os proponentes dos cursos podem ser servidores efetivos ou substitutos, sendo aceita elaboração em parceria. Dentre os requisitos para se inscrever, está a conclusão do curso sobre produção de cursos MOOC disponível no IFFar Conecta.

Os cursos devem conter informações gerais, módulos e unidades e atividades avaliativas, conforme detalhado no edital. As propostas passarão por validação e revisão de uma equipe multidisciplinar, sob supervisão da DEAD. Todo o conteúdo será submetido à comprovação de autoria por meio de um software de análise de plágio.

Não há limitação de projetos de cursos por proponentes, desde que haja anuência da chefia imediata. Os cursos poderão ficar disponíveis na plataforma IFFar Conecta pelo período de quatro semestres, prorrogável após avaliação e atualização pelo proponente e pela equipe multidisciplinar.

Conforme a Instrução Normativa nº 05/2022, servidores podem utilizar até 3 horas semanais de sua jornada de trabalho para elaboração do material didático dos cursos. Se necessário, prononentes poderão utilizar o estúdio da WebTV, localizado na DEAD, em Santa Maria, para gravação e produção de vídeos didáticos.

As submissões são por e-mail, até 30 de dezembro de 2023. Saiba mais no edital nº 48/2023.

MOOCs - os Massive Online Open Courses são uma modalidade de curso aberto, de curta duração, realizado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), de forma totalmente online, gratuita e independente pelo participante, possibilitando a disseminação do conhecimento de forma acessível e ampla.

Conheça os cursos ofertados na plataforma IFFar Conecta.

Acompanhe todos os editais da EaD no IFFar nesta página.

Assunto(s):