Página inicial > Últimas Notícias > IFFar apresenta projeto Cidade Educadora na Câmara de Vereadores de Santa Maria
Notícias IF Farroupilha

IFFar apresenta projeto Cidade Educadora na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Publicado em Quinta, 02 de Março de 2023, 14h35 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Juntamente com o GT Santa Maria – Cidade Educadora, o IFFar apresentou o projeto Cidade Educadora ao Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Givago Ribeiro. O ex-presidente, vereador Valdir Oliveira, que em 2022 participou do lançamento da proposta, também participou do encontro.

cidadeseducadoras notícia02032023a

Foto: equipe responsável pelo projeto Cidade Educadora reuniu-se com presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria

A Prefeitura Municipal de Santa Maria, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação, de Cultura e de Meio Ambiente, Gabinete do Vice-prefeito, IPLAN, IFFar, UFN e UFSM, integram o Grupo de Trabalho para pensar Santa Maria como uma cidade que educa, se educa e transforma. O GT realiza reuniões semanais.

O IFFar desde o início de 2021, tem realizado reuniões com o prefeito Jorge Pozzobon e com a secretária de Educação e Cultura Lucia Madruga, a fim de avançar no encaminhamento dessa pauta junto a AICE (Associação Internacional das Cidades Educadoras).

A pró-reitora de Extensão do IFFar Ângela Marinho relatou que a equipe do IFFar saiu da reunião, bastante otimista, tendo em vista o célere encaminhamento da pauta. “Agora, com a manifestação positiva da Casa Legislativa, tudo caminha para que em breve, a Cidade de Santa Maria e, especialmente as pessoas da cidade, se mobilizem para abraçar e se engajar nesse sentimento coletivo de cuidado com o que é nosso, com ênfase para a Educação Sustentável e Inclusiva”.

No território de abrangência do IFFar, outros seis municípios se engajam no propósito de serem cidades que educam, se educam e se transformam: são os municípios de Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul e São Vicente do Sul.

cidadeseducadoras notícia02032023b

Foto: equipe do Cidade Educadora realiza reunião na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Nestes municípios, o IFFar já oferta um Curso de Formação Continuada, gratuito, com carga horária de 40 horas, híbrido, destinado aos professores e gestores do território Geoparque Raízes de Pedra.

O curso de formação continuada tem como finalidade desenvolver saberes relacionados ao território que compõem o Geoparque Raízes de Pedra, bem como o seu entrelaçamento com o conceito de Cidades Educadoras. Ambos os temas fazem parte de projetos estruturantes desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão do IFFar (Proex) junto aos municípios citados.

Adriana Zamberlan, coordenadora Institucional do Programa Cidades Educadoras, ressalta que a trajetória formativa encontra respaldo na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendidos pela Organização das Nações Unidas. Desta forma, busca-se instrumentalizar os docentes e gestores das escolas dos municípios com conhecimentos e vivências que possam fomentar e desenvolver ações junto das comunidades educativas locais, tendo em vista a promoção e geoconservação do patrimônio natural e cultural da região com ênfase na geodiversidade, em consonância com a sustentabilidade das comunidades locais.

A abertura oficial do curso será realizada no dia 10 de março, no Campus São Vicente do Sul e terá a presença da Reitora do IFFar, professora Nídia Heringer. As inscrições para o Curso estão abertas até 7 de março, através do link: https://forms.gle/SksAo59JTysacjbW7.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, as cidades de Panambi e Frederico Westphalen também manifestaram interesse em aderirem ao Programa Cidades Educadoras do IFFar.