Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de graduação do IFFar recebem conceitos 4 e 5 pelo Inep/MEC
Notícias IF Farroupilha

Cursos de graduação do IFFar recebem conceitos 4 e 5 pelo Inep/MEC

Publicado em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 14h05 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Notas atribuídas em processos de reconhecimento e autorização de curso atestam qualidade do ensino no IFFar. Dos 15 cursos avaliados, 9 receberam conceito máximo (5).

GRADUAÇÃO_notícias.png

Em 2022, 15 cursos de graduação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) receberam visitas externas in loco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) para fins de reconhecimento e de autorização de funcionamento. Após avaliação, o Inep/MEC atribuiu Conceito de Curso 5 (nota máxima) para 9 desses cursos e Conceito 4 para os demais. Os resultados atestam a qualidade da organização didático pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura do IFFar - três dimensões avaliadas no processo.

Para a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, os conceitos obtidos pelos cursos refletem "um trabalho contínuo, permanente, comprometido e o inequívoco envolvimento de toda a comunidade acadêmica". Para ela, toda a sociedade ganha com o ensino de qualidade. "Os resultados nos alegram, enquanto servidores e estudantes, mas maior que essa reverberação interna precisamos referir à certeza de que a nossa sociedade terá excelentes profissionais e esse é o objetivo maior das instituições públicas", destacou a gestora.

A pró-reitora de Ensino, Patricia Donicht, também comemora os bons resultados, especialmente em um ano de retorno presencial e cheio de desafios pós-pandemia. Um deles foi o formato virtual das avaliações in loco, novidade no processo de reconhecimento de cursos em 2022. "Precisamos nos preparar para demonstrar todas as potencialidades dos nossos cursos superiores, bem como nossa infraestrutura, atuação de nossos servidores e o envolvimento dos nossos estudantes através da tela de um computador", explicou.

Para a pró-reitora, as notas recebidas mostram que o IFFar superou os obstáculos da nova forma de avaliação. "Além disso, consolidaram o excelente trabalho desenvolvido nos cursos superiores de nossos campi e enalteceram as ações das gestões de ensino das unidades e de todos os servidores e alunos que se envolveram nos processos de reconhecimento", afirmou Patricia. Nesse contexto, a dirigente ressalta o trabalho das coordenações de curso, protagonistas nesse processo.

Cursos avaliados em 2022

12/09 a 14/09/2022

Licenciatura em Ciências Biológicas

28/03 a 30/03/2022

Autorização, reconhecimento e renovação: entenda

Os cursos de graduação passam por três tipos de avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC): autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.

No caso do IFFar, instituição federal com Índice Geral de Cursos (IGC) 4, a autorização só é necessária para cursos das áreas de saúde e direito. Este é o caso do bacharelado em Enfermagem, do Campus Santo Ângelo. Para todas as outras áreas, o IFFar possui autonomia para criação, independente de autorização do MEC.

Já o processo de reconhecimento é condição necessária para a validade nacional dos diplomas de qualquer curso de graduação. Assim, o reconhecimento de um curso novo deve ser solicitado pela Instituição de Ensino Superior (IES) quando esse tiver completado, no mínimo, 50% de sua carga horária. Posteriormente, de acordo com a legislação atual, as IES se submetem a um processo avaliativo periódico para obter a renovação do reconhecimento, necessário para a continuidade da oferta.

O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo composto por diversas etapas - dentre elas, a avaliação in loco, que resulta em um relatório da comissão de avaliadores com informações apresentadas pelo curso relacionadas à realidade encontrada durante a visita. Essa visita pode ser presencial ou virtual (como ocorreu pela primeira vez em 2022). É gerado, assim, o Conceito de Curso - CC, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória.