Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Superior realiza 4ª reunião ordinária do ano
Notícias IF Farroupilha

Conselho Superior realiza 4ª reunião ordinária do ano

Publicado em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 13h40 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A primeira parte do encontro incluiu a aprovação de projetos de criação de novos cursos e alterações em regulamentos.

CONSUP.png

Nesta quinta-feira (15), o Instituto Federal Farroupilha realiza a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup). A reunião é online e transmitida ao vivo. A gravação da primeira parte do encontro, com início às 9h, pode ser acessada neste link. A seguir, destacamos as pautas apreciadas no turno da manhã.

Reuniões 2023

O Consup aprovou o calendário de reuniões ordinárias de 2023. A primeira será realizada no dia 27 de março. Estão previstas quatro datas, sendo uma reunião presencial, em setembro (condicionada à disponibilidade orçamentária), e as demais online.

Regulamentos e edital

Foram aprovadas alterações nos regulamentos da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação (CIS), da Comissão de Ética e do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal Farroupilha. Também foi apreciada e aprovada a minuta do edital do processo seletivo para Coordenador UAB Adjunto (cadastro reserva) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada ao IFFar.

Calendário acadêmico

O Conselho aprovou o Calendário Acadêmico dos cursos técnicos e de graduação para o ano letivo de 2023, o qual pode ser acessado nesta página.

Projetos de criação de cursos

Os conselheiros e conselheiras aprovaram os Projetos de Criação de cinco cursos para os campi Panambi e Santo Ângelo. A reitora do IFFar, Nídia Heringer, pontua que a aprovação do PCC é o primeiro passo para a implementação de um novo curso no IFFar. "O projeto formaliza o desejo do campus de ofertar esse curso", explica. Dessa forma, nesse primeiro momento são feitos apontamentos para que o campus organize a próxima etapa, que inclui a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A última etapa é a aprovação do funcionamento do curso, pelo Consup.

Receberam sinal positivo os cursos para o Campus Panambi: bacharelado em Engenharia e Controle de Automação; bacharelado em Química Industrial; técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio; e técnico em Agronegócio Subsequente EaD. Esse último, quando concretizado, será o primeiro curso a distância ofertado pelo campus. O Diretor-Geral, Jorge Alberto Lago Fonseca, destaca que o curso funcionará como um piloto para que, dali pra frente, a unidade possa expandir a oferta na modalidade a distância.

Para o Campus Santo Ângelo, foi aprovada a proposta de um curso superior de Licenciatura em Pedagogia. Segundo o Diretor-Geral do Campus, Adilson Ribeiro Paz Stamberg, o curso é uma demanda da região e dependerá do provimento de novos docentes e TAEs para compor o quadro de pessoal da unidade nos próximos anos.

No turno da tarde, o Consup vai apreciar os projetos de criação de mais dois cursos. A reunião será retomada às 13h30. O acompanhamento pode ser feito por meio do canal da WebTV IFFar no YouTube.

Próximos pontos da pauta:

• Apreciação da proposta do Projeto de Criação de Curso do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFFar, Campus Panambi.
  • Apreciação da proposta do Projeto de Criação de Curso Técnico em Administração Subsequente EaD, Campus São Vicente do Sul.
  • Apreciação da proposta do Regimento da Editora do IFFar.
  • Apreciação da proposta do Regulamento Cooperativas-Escola do IFFar.
  • Apreciação da Proposta de Regimento da Comissão Permanente de Sindicâncias e Inquéritos (Copsia) do IFFar.
  • Apreciação da proposta do Regulamento da Atividade Docente (RAD) do IFFar.
  • Apreciação da proposta do Regulamento Interno das Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (CISSP) do IFFar.
  • Apreciação da proposta do Plano de Ação (PA) Exercício 2023 do IFFar.
  • Apreciação da proposta de Alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Biodiversidade e Conservação do IFFar, Campus Panambi.
  • Apreciação da proposta de Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Qualidade e Novas Tendências de Alimentos do IFFar, Campus Santa Rosa.
  • Apreciação da proposta da Política Institucional de Extensão para a Educação em Direitos Humanos (PEEDH) do IFFar.
  • Comunicação dos membros do Conselho.
  • Encerramento.

Saiba mais - O Conselho Superior (Consup) é o órgão máximo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), de caráter consultivo e deliberativo. Mais informações sobre o Consup, como o calendário de reuniões, são divulgadas nesta página.