Página inicial > Últimas Notícias > Programa Institucional de Inclusão Social (PIISF) seleciona propostas para fomento
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 13h04 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Edital prevê apoio financeiro de até 4 mil reais para ações de extensão aprovadas. Inscrições vão até março de 2023.

selecaoPIISF.png

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), publicou o edital nº 417/2022 para cadastro e seleção de ações para o Programa Institucional de Inclusão Social do IFFar (PIISF). As propostas devem estar inseridas em áreas temáticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. São elas: geração de trabalho e renda; promoção da igualdade racial, de gênero e de pessoas com deficiência; inclusão digital; e segurança alimentar e nutricional. As inscrições vão até 19 de março de 2023.

O PIISF tem como finalidade fomentar ações de extensão desenvolvidas em comunidades em situação de vulnerabilidade social no meio urbano e rural. Dessa forma, o público-alvo das propostas devem ser pessoas com necessidades educacionais especiais, mulheres, quilombolas, indígenas, catadores, comunidade periurbana, assentados de reforma agrária, agricultores familiares e apenados.

A proposta de inclusão social deverá ser estruturada em quatro etapas: (1) curso de formação inicial; (2) oficinas de extensão; (3) monitoramento e avaliação; e (4) evento de socialização e encerramento das atividades. A participação de um(a) servidor(a) como coordenador(a) e de pelo menos um(a) estudante bolsista ou voluntário(a) é obrigatória.

As inscrições são realizadas por meio do envio da documentação pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) - Módulo Extensão ou por e-mail, no caso de servidores em exercício no IFFar por colaboração ou cedência. A avaliação das propostas será realizada em duas fases, uma eliminatória e outra classificatória, conforme critérios estabelecidos no edital. Todos os passos estão descritos no documento.

O edital prevê a concessão de até R$ 4.000 por ação aprovada, distribuída entre auxílio financeiro para estudante extensionista (bolsa para até 8 meses, com carga horária de 12 horas semanais) e auxílio financeiro de custeio. Os recursos concedidos terão como finalidade a manutenção e a qualificação das atividades.

Cronograma da seleção

Período para Inscrições

07/12/2022 a 19/03/2023

Relação Preliminar de Inscrições