Página inicial > Últimas Notícias > Essa é a última semana de inscrições para cursos de graduação do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Essa é a última semana de inscrições para cursos de graduação do IFFar

Publicado em Terça, 27 de Dezembro de 2022, 09h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

As inscrições para os cursos de graduação do IFFar vão até 3 de janeiro de 2023, próxima terça-feira. São ofertadas mais de 1.800 vagas em cursos presenciais e a distância em 12 cidades do Rio Grande do Sul.

noticia graduação 2023 21112022

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2023 dos cursos de graduação até 3 de janeiro. As inscrições, assim como os cursos, são totalmente gratuitas. Elas devem ser realizadas pela internet, através do portal de ingresso do IFFar.

As inscrições são realizadas em duas etapas: (1) cadastro no sistema e (2) preenchimento do formulário de inscrição. Ao realizar a inscrição, o candidato ou a candidata deve escolher o curso e o campus. Também é necessário optar por concorrer à reserva de vagas (cotas) ou pela ampla concorrência.

A seleção é pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): valem provas de 2009 a 2022. Assim, no caso de ter participado de mais de uma edição do exame, é possível optar pelo ano em que obteve o melhor desempenho.

A leitura do Edital nº 392/2022, que rege o processo, é obrigatória a todos os candidatos e candidatas. O documento está disponível nesta página. O IFFar também disponibiliza um guia de inscrição para auxiliar nessa etapa.

Confira os cursos ofertados

Cursos presenciais

• Alegrete
    • Bacharelados: Agronomia e Zootecnia;
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas, Matemática e Química;
    • Tecnologias: Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Produção de Grãos.
  • Frederico Westphalen
    • Bacharelados: Administração, Ciência da Computação e Medicina Veterinária;
    • Licenciatura em Matemática.
  • Jaguari
    • Tecnologia em Sistemas Elétricos.
  • Júlio de Castilhos
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Matemática;
    • Tecnologia em Gestão do Agronegócio.
  • Panambi
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Química;
    • Tecnologias: Automação Industrial, Processos Químicos, Produção de Grãos e Sistemas para Internet.
  • Santa Rosa
    • Bacharelados: Administração e Arquitetura e Urbanismo;
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Matemática;
    • Tecnologia em Alimentos.
  • Santo Ângelo
    • Licenciatura em Computação;
    • Tecnologias: Estética e Cosmética, Gestão do Agronegócio e Sistemas para Internet.
  • Santo Augusto
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Computação;
    • Tecnologias: Alimentos e Gestão do Agronegócio.
  • São Borja
    • Bacharelado em Sistemas de Informação;
    • Licenciaturas: Física e Matemática;
    • Tecnologias: Gastronomia e Gestão do Turismo.
  • São Vicente do Sul
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Química;
    • Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Pública.

Cursos a distância

• Licenciatura em Pedagogia, ofertado nas cidades de Santiago e São Gabriel.

OBS.: nos cursos EAD, os estudantes precisam realizar algumas atividades de forma presencial. Portanto, é necessário ter disponibilidade para se deslocar eventualmente até o município de oferta do curso.

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..