Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa de professores do IFFar é premiada em evento nacional
Notícias IF Farroupilha

Pesquisa de professores do IFFar é premiada em evento nacional

Publicado em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 15h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma pesquisa realizada em conjunto por professores do IFFar e da UFSM foi premiada na área de Gestão de Pessoas durante o XXV SemeAd - Seminários de Administração da Universidade de São Paulo, realizado entre os dias 8 e 11 de novembro. Saiba mais sobre o trabalho.

notíciapesquisasemead notícia17112022

Intitulada “Depression, Anxiety and Stress and their relationship to Personality Traits and Sexual Orientation” (Depressão, ansiedade e estresse e a sua relação com traços de personalidade e orientação sexual, em tradução livre), a pesquisa vem sendo realizada desde 2020.

O trabalho foi realizado pela professora Franciane Cougo da Cruz Ceretta, do IFFar – Campus Júlio de Castilhos, e pelo professor Bruno Milani, do Campus São Vicente do Sul. Também são autores do trabalho o professor Paulo Sergio Ceretta e a doutoranda Denise Johann, ambos da UFSM.

Em entrevista para a TV SemeAd, canal no Youtube que realiza a cobertura do evento, Franciane Ceretta dedicou a premiação ao envolvimento de todos os autores responsáveis pela pesquisa. “Todo o trabalho que realizamos leva um bom tempo e sempre demanda muita dedicação e energia da equipe”, disse.

Pesquisa envolveu mais de 14 mil formulários

De acordo com a professora do IFFar – Campus Júlio de Castilhos, Franciane Ceretta, o trabalho envolveu a análise de dados presentes em mais de 14 mil formulários obtidos através de uma parceria com uma plataforma open source.

O objetivo da pesquisa era identificar possíveis relações entre aspectos emocionais negativos (depressão, ansiedade e estresse), personalidade e a orientação sexual dos indivíduos que responderam a esses formulários.

A pesquisa concluiu que os indivíduos autodeclarados bissexuais são aqueles que mais apresentam traços de ansiedade, estresse e depressão. O dado pode estar relacionado com o fato de que, de acordo com Franciane Ceretta, algumas orientações sexuais são mais aceitas, enquanto outras não encontram a mesma aceitação nos espaços sociais.

Os resultados também indicaram que os indivíduos com maior estabilidade emocional são aqueles que menos apresentam depressão. Por outro lado, indivíduos que possuem personalidades mais “amáveis” são os mais ansiosos.

Franciane Ceretta explicou que descobrir a relação da orientação sexual e dos traços de personalidade com as emoções negativas tem importância para o ambiente organizacional, pois ajuda a entender quem são os colaboradores. Assim, as instituições podem pensar em estratégias específicas para fazer com que todos se sintam inseridos e que tenham mais bem-estar e qualidade de vida.

“Sermos o que quisermos, ou o que precisamos ser no ambiente onde passamos a maior parte do dia, faz bem, e, a partir do momento em que estivermos bem, teremos maior produtividade”, encerrou a professora Franciane Ceretta.

SemeAd – Os Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo ocorreu na modalidade híbrida no período de 8 a 11 de novembro de 2022. É um evento organizado anualmente que tem um importante papel no intercâmbio e na discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na área de Administração no Brasil. Participar do evento é uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores e profissionais de Administração possam trocar experiências acerca de pesquisas, dentro das áreas temáticas abordadas no evento.