Página inicial > Últimas Notícias > IFFar seleciona ações de extensão para compor e-book
Notícias IF Farroupilha

IFFar seleciona ações de extensão para compor e-book

Publicado em Terça, 04 de Outubro de 2022, 17h03 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar está selecionando ações de extensão relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 para divulgação através de e-book e em outras ações nas redes sociais. Os resumos das ações devem ser submetidos através do preenchimento de um formulário eletrônico até o dia 6 de novembro.

notíciaebookextensão 04102022

DIVULGUE SUA AÇÃO DE EXTENSÃO ATRAVÉS DESTE LINK

De acordo com o Edital nº 333/2022, que rege a seleção, o e-book tem como objetivo “socializar e dar visibilidade às ações que estimulem o envolvimento da comunidade acadêmica no fomento de atividades que contribuam para as dimensões da Agenda 2030 nas áreas sociais, ambientais, econômicas e institucionais”.

A publicação do livro também vai possibilitar o compartilhamento de experiências entre as equipes envolvidas com projetos de extensão no IFFar e o reconhecimento dessas ações entre a comunidade acadêmica. A obra terá como título “Agenda 2030: Experiências extensionistas no IFFar”.

Serão selecionadas ações de extensão desenvolvidas nos últimos dois anos (2021 e 2022). Além disso, para poderem compor o e-book, essas atividades devem estar cadastradas no Sistema Integrado de Gestão do IFFar e estar em consonância com pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

A inscrição deve ser realizada através do preenchimento de um formulário eletrônico, disponível neste link. A inscrição deve ser realizada pelo coordenador da ação de extensão, que também deverá submeter um resumo da ação e até cinco imagens. As informações completas estão disponíveis no Edital nº 333/2022, que rege a seleção.

Além da publicação do ebook, o IFFar também vai promover a divulgação de ações de extensão através das redes sociais. A ideia é dar visibilidade às ações e estimular que mais projetos sejam propostos pela comunidade acadêmica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estimula a adoção de medidas que promovam o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, foram estipulados 17 objetivos (ODSs) que abordam os principais desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo.

No Instituto Federal Farroupilha, a Agenda 2030 vem sendo trabalhada e divulgada pela Pró-reitoria de Extensão através de eventos e estimulando a inclusão dos ODSs nos projetos de extensão desenvolvidos pela instituição.

No final de 2021, o IFFar promoveu o Seminário de Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento, em parceria com a UFSM e a Prefeitura de Santa Maria. Naquela ocasião, a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Ângela Marinho, destacou a importância da Agenda 2030, afirmando que sua aplicação “requer trabalho coletivo, feito pelas pessoas, a partir de parcerias, a fim de melhorar o planeta”.

Em março deste ano, o Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade do IFFar (Siepes) teve como um dos temas centras a Agenda 2030. Ao abordar os ODSs, o professor da UFRGS, Sergio Schneider, disse que o papel das instituições de ensino é fundamental para o cumprimento da Agenda 2030. Ao final daquele evento, foi assinada uma carta de compromisso entre instituições que se comprometeram com ações envolvendo o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

Entre os ODSs estipulados pela Agenda, estão a erradicação da pobreza, a agricultura sustentável, a educação de qualidade, a igualdade de gênero e o consumo sustentável. A lista completa dos Objetivos pode ser acessada no site da ONU.