Página inicial > Últimas Notícias > IFFar é aprovado pela Capes nas seleções do Pibid e do PRP
Notícias IF Farroupilha

IFFar é aprovado pela Capes nas seleções do Pibid e do PRP

Publicado em Terça, 13 de Setembro de 2022, 17h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Capes aprovou o IFFar nas seleções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no começo de setembro. Os programas têm como objetivo a imersão dos estudantes dos cursos de licenciatura nas escolas de Educação Básica.

iffarpibidprp notícia13092022

Assim como em edições anteriores, o Instituto Federal Farroupilha foi aprovado no Pibid e no PRP, obtendo as seguintes classificações: em relação ao Pibid, ficou na 60ª posição, com 144 bolsas de iniciação à docência, enquanto no Residência Pedagógica, ficou na 28ª posição, com 45 bolsas para residente.

O IFFar participa do Pibid desde 2009, e do PRP, desde 2018, ano em que o Programa foi criado pela Capes. A professora Maria Rosângela Ramos, coordenadora dos Programas Educacionais do IFFar e responsável pelo Pibid e pelo PRP na instituição, explicou que os programas são espaços formativos que contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a imersão no ambiente escolar.

Essa imersão possibilita aos estudantes dos cursos de licenciatura conhecer, na prática, os valores, as aflições e a realidade na qual eles irão atuar em sua carreira profissional. “As vivências no contexto escolar oportunizam aos licenciandos a definição na escolha profissional em ser docente”, conta a professora Maria Rosângela.

A coordenadora de Programas Educacionais do IFFar também explicou que os “pibidianos” e os residentes participam de atividades desenvolvidas nas escolas, criando vínculos, refletindo e inovando sobre sua prática. Com isso, os estudantes conseguem compreender o contexto real da atuação do professor.

De forma geral, de acordo com a professora Maria Rosângela, o Pibid e o PRP vêm contribuindo com o fortalecimento e a valorização das licenciaturas. Os programas também incentivam atividades contextualizadas nas escolas, com o apoio dos professores da educação básica, contribuindo para a formação inicial e o desenvolvimento profissional docente.

Os campi contemplados com o programa Pibid são:

• Campus Alegrete - interdisciplinar: Ciências Biológicas e Matemática;
  • Campus Santo Augusto - interdisciplinar:Ciências Biológicas e Computação;
  • Campus Júlio de Castilho - interdisciplinar: Ciências Biológicas e Matemática;
  • Campus Santa Rosa - interdisciplinar: Ciências Biológicas e Matemática;
  • Campus São Borja e Frederico Westphalen (multicampi) - interdisciplinar: Física e Matemática;
  • Campus São Vicente do Sul - interdisciplinar: Ciências Biológicas e Química.

Os campi contemplados com o programa Residência Pedagógica são os seguintes:

• Campus Panambi - interdisciplinar: Ciências Biológicas e Química;
  • Campus São Borja e Frederico Westphalen (multicampi) - interdisciplinar em Física e Matemática;
  • Campus São Vicente do Sul - interdisciplinar em Ciências Biológicas e Química.

Saiba mais sobre o Pibid e o PRP

O Pibid tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

O IFFar iniciou a participação no Pibid a partir do Edital da Capes publicado em 2009. O primeiro projeto foi composto por três subprojetos, envolvendo os cursos de Licenciatura do IFFar: Ciências Biológicas, no Campus São Vicente do Sul; Matemática, no Campus Júlio de Castilhos e Computação no Campus Santo Augusto.

O PRP tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

No IFFar, o PRP possui Instrução Normativa que regulamenta e valida o aproveitamento do Programa para o Estágio Curricular Supervisionado, nos cursos de Licenciatura que compõe os subprojetos.

O Programa Residência Pedagógica teve o primeiro Edital Capes em 2018. O IF Farroupilha foi contemplado com o projeto no Campus São Vicente do Sul, na modalidade interdisciplinar com as Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química.