Página inicial > Últimas Notícias > Campus São Borja promove Festival Internacional da Cozinha Missioneira

Lack of access rights - File 'http:/mail.google.com/mail/u/0/'
Notícias IF Farroupilha

Campus São Borja promove Festival Internacional da Cozinha Missioneira

Publicado em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 09h52 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

De 3 a 11 de novembro, o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja, Prefeitura Municipal de São Borja, Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB) e Municipalidade de Santo Tomé /Argentina - Secretaria de Cultura y Turismo promovem a segunda edição do Festival Internacional da Cozinha Missioneira.

O evento tem como objetivo ampliar a integração cultural Brasil/Argentina, valorizar, recuperar e dar visibilidade à produção local e a cultura alimentar da região das missões, além de promover à capacitação do mercado gastronômico da fronteira São Borja/Santo Tomé. Será um momento de integração entre instituições públicas, privadas, comunidade em geral e os países vizinhos, através da cultura missioneira e da reflexão em torno da culinária local e dos produtos de São Borja e região.

O Festival acontecerá em diversas instituições, empresas e locais públicos nos dois municípios, que receberão atrações variadas. As atividades programadas são voltadas para os produtores da agricultura familiar; pesquisadores da área; professores e estudantes de gastronomia, nutrição, turismo, jornalismo, publicidade e propaganda; merendeiras das escolas municipais e estaduais; grupos da melhor idade; empresários e profissionais da área, comunidade e turistas em geral. Estima-se a presença de cerca de 1.000 visitantes no evento.

Programação completa

O Festival tem curadoria da pesquisadora e consultora gastronômica, Jussara Pereira Dutra, que foi chefe de cozinha do Palácio Piratini, sede do Governo do Estado no período de 2011 a 2014, período este, em que também esteve a frente do GT de Gastronomia Regional do Rio Grande do Sul. Pretende-se com o evento promover a circulação de pessoas e profissionais de destaque nacional como palestrantes, chefs de cozinha, proprietários de restaurantes, estudantes, professores e pesquisadores da área; jornalistas, produtores da agricultura familiar, entre outros, os quais, durante o decorrer da programação promoverão os produtos desta região, além de potencializar momentos de criação de negócios.

Em longo prazo, o objetivo é transformar o Festival Internacional de Cozinha Missioneira em um importante evento da região, no intuito de atrair turistas para impulsionar a geração de renda e fomentar o desenvolvimento econômico e social das localidades missioneiras.

A programação contempla 50 atividades entre circuito de pratos missioneiros nos restaurantes de São Borja e Santo Tomé – Argentina, exposições fotográficas,jantares temáticos, shows culturais, café da manhã com empresários, mostras de Agricultura Familiar, concurso de culinária, festival de folclore,piquenique cultural, oficinas práticas, aulas de cozinha, rodadas de aproximação entre produtores locais e hotéis, bares, restaurantes e similares,visitas guiadas, walking tour, passeio de barco, palestras e mesas de debates, seminários, fórum científico e apresentação de artigos.

Além disso, integrados ao II Festival Internacional de Cozinha Missioneira, acontecem a I Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gastronomia, o I Seminário de Alimentação Escolar, o II Fórum Internacional de Gastronomia Missioneira e o II Concurso Municipal de Culinária Rural. O evento tem como apoiadores e patrocinadores as empresas Consermaq Papelaria, Rota Sistemas de Segurança, SEBRAE, Localiza, Folha de São Borja, IRGA, Lamana Distirbuidora, SENAC, SINDILOJAS, Rádio Cultura AM, EMATER/RS, URI - Santo Ângelo, SESC - Fecomércio, Centro Cultural de São Borja, Os Angüeras e UNIPAMPA - SB.

Inscrições no site oficial do evento