Página inicial > Últimas Notícias > Drone construído por alunos foi apresentado na Mostratec
Notícias IF Farroupilha

Drone construído por alunos foi apresentado na Mostratec

Publicado em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 07h35 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

De 25 a 28 de outubro, o Instituto Federal Farroupilha participou da Mostra Brasileira e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec 2016, com a exposição de dois trabalhos de estudantes.

“Desenvolvimento e projeto de sistemas interativos através do uso da plataforma Arduino” foi um dos trabalhos apresentados. Trata-se de um trabalho dos alunos dos cursos Técnico em Informática e superior em Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Santo Ângelo Daniel da Veiga, Diego Tadeu dos Santos e Giovani Sendbusch, sob a orientação do professor Fábio Weber Albieiro.

O aluno Daniel da Veiga, expositor na Mostratec, explicou que o Arduino é “uma plataforma open source de prototipagem rápida do hardware. É uma placa digital que vem com várias especificações de acordo com o projeto. No nosso caso, o objetivo foi fazer um quadcóptero, um drone com quatro motores, que conseguisse ficar no ar e levar uma carga”.

Para alcançar esse objetivo, o projeto contou com várias fases (detalhadas no quadro no final desta notícia). A primeira delas foi aprender como funcionava o Arduino. Depois de desenvolver o primeiro protótipo, Daniel explicou que um segundo passo foi diminuir a massa do equipamento, ou seja, deixar o drone mais leve. “As primeiras versões eram bem robustas”. Foram várias experimentações até chegar a um protótipo funcional.

O projeto foi aprovado em setembro de 2015, por meio de um edital de fomento do IFFar, começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano e está próximo de sua conclusão.

Para o futuro, o projeto apontou a necessidade de acoplar um dispositivo para captura de imagens para fotos aéreas e capacitá-lo para voo autônomo. A partir da implementação dessas melhorias, o equipamento construído poderá utilizado pelos alunos de outros cursos, como os do técnico em agropecuária, a fim de monitorar plantações, por exemplo.

Sobre a Mostratec - A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. A Mostratec conta com a participação de 640 projetos de pesquisa 420 da Mostratec, mais 220 da Mostratec Júnior), do Brasil e de vários países, além de eventos integrados.

Saiba mais sobre o trabalho

Desenvolvimento e projeto de sistemas interativos através do uso da plataforma Arduino – Campus Santo Ângelo

Objetivo: capacitar os alunos do Eixo de Informação e Comunicação do campus a projetarem e desenvolverem sistemas interativos através do uso da plataforma Arduino, uma plataforma open source.

Métodos: o projeto foi dividido em diversas fases. A primeira teve como objetivo decidir qual sistema interativo seria construído. Para isso, foram levados em consideração os seguintes itens: trabalhos correlatos; equipamentos necessários; complexidade do sistema; custo financeiro. Decidiu-se pela construção de um quadcóptero (drone de 4 motores).

A segunda fase foi de aquisição dos componentes para a construção do quadcóptero, custeado por meio de edital de fomento à pesquisa do IFFar.

Na terceira, foi realizada montagem dos componentes físicos, como: frame, motores, controladores ESC, sensores – giroscópio.Por fim, a quarta fase foi de desenvolvimento (programação) do software responsável pelo controle do equipamento, escrito em linguagem Arduino.

Otimizações: tanto no hardware quanto no software, o projeto apontou: redução da massa do drone, redução do consumo de memória, redução do consumo de energia, aumento da estabilidade do drone.

O que ainda falta fazer: acoplar um dispositivo no quadcóptero que permita a captura de imagens aéreas como, por exemplo, uma câmera digital ou um aparelho de telefone celular.