Página inicial > Últimas Notícias > Consup aprova projetos de novos cursos EaD
Notícias IF Farroupilha

Consup aprova projetos de novos cursos EaD

Publicado em Quinta, 14 de Julho de 2022, 15h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Outras pautas apreciadas pelo Conselho nesta quinta-feira (14) incluíram regulamentos de auxílio estudantil e de flexibilização curricular, o processo seletivo dos técnicos integrados e a suspensão e extinção de cursos.

1407_CONSUP.png

Na manhã desta quinta-feira (14), o Instituto Federal Farroupilha realizou a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup), com transmissão ao vivo pelo YouTube. Na ordem do dia, estava a apreciação dos projetos pedagógicos de novos cursos EaD de graduação e de pós-graduação lato sensu.

O Consup aprovou as propostas das primeiras especializações a distância do IFFar:

• Especialização em Metodologia e Práticas para a Educação Básica EaD - Campus Jaguari
  • Especialização em Gestão Escolar EaD - Campus Jaguari
  • Especialização em Desenvolvimento Territorial, Turismo e Gastronomia EaD - Campus São Borja

Conforme o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Arthur Frantz, os novos cursos vêm para complementar o que já é ofertado presencialmente. O ingresso será no segundo semestre deste ano.

Também foi aprovado o projeto pedagógico do curso de graduação em Pedagogia EaD, proposto em conjunto pelos campi Jaguari e São Vicente do Sul.

Foto: captura de tela da transmissão da 2ª Reunião Ordinária do Consup.

Outras pautas apreciadas nesta reunião

Processo seletivo dos técnicos integrados 2023 - o Consup homologou as vagas e os cursos a serem ofertados no próximo edital, previsto para publicação no dia de 8 de agosto. Saiba mais nesta notícia.

Auxílios estudantis - o IFFar irá publicar um novo Regulamento de Concessão de Auxílios Estudantis. Conforme explicou a reitora, Nídia Heringer, o documento vai unificar todas as resoluções que tratam de regulamentos de auxílios, incluindo as modalidades criadas durante a pandemia, como o auxílio digital.

Alteração em nomenclatura de curso - os cursos técnicos em Cozinha, ofertados nas formas Integrado EJA/EPT e Subsequente pelo Campus São Borja, passarão a se chamar técnicos em Gastronomia. A mudança atende à alteração no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), conforme resolução CNE/CEB nº 2, de 15 de dezembro de 2020.

Flexibilizações curriculares - a minuta do Regulamento de Flexibilizações Curriculares para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas do IFFar foi aprovada pelos conselheiros. Conforme explica Fernanda Machado, Coordenadora de Ações Inclusivas do IFFar, o documento traz o propósito das flexibilizações, público-alvo, tipos, níveis e formas de operacionalização, entre outras informações. "É um braço bem importante dos processos de inclusão, pois trata do dia a dia da sala de aula", destaca.

Suspensão da oferta de cursos - o Consup aprovou a suspensão temporária da oferta do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável subsequente do Campus Jaguari. A suspensão já estava prevista no atual PDI e tem como motivação a baixa procura nos últimos processos seletivos. O curso deverá ser substituído pelo de Eletrotécnica, em 2024.

O Conselho também aprovou a suspensão temporária da oferta do curso técnico em Pós-colheita subsequente do Campus Panambi. Neste caso, o motivo é a exclusão do curso na última edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC). Estudantes de turmas em andamento e professores não serão afetados.

Extinções de curso - foram aprovadas as extinções dos cursos técnico em Estética subsequente e técnico em Gerência de Saúde subsequente, ambos do Campus Santo Ângelo. Os dois já estavam com a oferta suspensa, conforme procedimentos de criação, suspensão e extinção de cursos do IFFar. Na área de Estética, o Campus segue com a oferta dos cursos técnico integrado ao Ensino Médio PROEJA em Estética e superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.

Currículo - nesta reunião, o Consup aprovou a minuta do regulamento do Observatório do Currículo Integrado do IFFar.

Professora emérita - foi aprovada pelos conselheiros a proposta de concessão do Título de Professora Emérita a Carla Comerlato Jardim, reitora do IFFar de 2012 a 2021.