Página inicial > Últimas Notícias > IFFar realiza reunião com municípios sobre projeto Cidades Educadoras
Notícias IF Farroupilha

IFFar realiza reunião com municípios sobre projeto Cidades Educadoras

Publicado em Sexta, 01 de Julho de 2022, 11h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Atividade realizada nesta terça-feira (28), no Auditório da Reitoria, reuniu representantes de prefeituras dos municípios de São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Nova Esperança do Sul e servidores do IFFar ligados ao projeto Cidades Educadoras.

cidadeseducadoras notícia01072022a

Foto: o professor da UFN Márcio Taschetto da Silva, fala sobre o Cidades Educadoras ao lado da coordenadora do projeto no IFFar, professora Adriana Zamberlan

A reunião teve como objetivo ampliar a compreensão do projeto Cidades Educadoras e delinear estratégias de ação. Também foi realizada uma formação sobre o tema com o professor da Universidade Franciscana (UFN) Márcio Tascheto Silva. Márcio é doutor em educação e atua em diversas instituições sobre o tema Cidades Educadoras. A reunião fez parte de uma série de reuniões, diálogos e sensibilizações que a pró-reitoria de Extensão do IFFar vem realizando na região de abrangência da instituição.

De acordo com a professora Adriana Zamberlan, o projeto Cidades Educadoras encontra respaldo no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026 do IFFar, e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e na Agenda 2030, defendidos pela ONU. Adriana é coordenadora do projeto no IFFar.

Também estiveram presentes na reunião as secretárias de Educação de São Francisco de Assis e de São Vicente do Sul, Jaqueline Gindri e Rosani Palmeiro. A professora Cíntia Duarte representou a Secretaria de Educaçao e Cultura de Nova Esperança do Sul. Participaram ainda servidores do IFFar ligados ao projeto e outros representantes dos municípios.

O que são Cidades Educadoras?

De acordo com a professora Adriana Zamberlan, o conceito de Cidades Educadoras propõe compreender a cidade na perspectiva de um projeto inacabado e em permanente construção nas quais os seus habitantes desenvolvem-se mutuamente em condições de igualdade e de justiça. Trabalhar para o bem comum é uma das principais intenções das Cidades Educadoras, o que requer um olhar direcionado para a formação das pessoas, tendo em vista o seu desenvolvimento permanente ao longo e nos diversos aspectos de suas vidas.

Essa proposta surgiu em 1990, quando do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, celebrado em Barcelona, um movimento de um grupo de cidades representadas pelos respectivos órgãos de poder que consolidaram um trabalho profícuo em prol do impulso educativo da própria cidade.

cidadeseducadoras notícia01072022b

cidadeseducadoras notícia01072022c

Fotos: atividade reuniu representantes de prefeituras e servidores do IFFar envolvidos no projeto