Página inicial > Últimas Notícias > MEPT 2016 - Leitura interativa de contos é tema de projeto de inovação
Notícias IF Farroupilha

MEPT 2016 - Leitura interativa de contos é tema de projeto de inovação

Publicado em Segunda, 24 de Outubro de 2016, 12h06 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Projeto de alunos e professora do Campus Panambi foi apresentado na Mostra de Inovação Tecnológica da VII MEPT

A VII Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro, no Campus Panambi. Uma das atividades que compuseram o evento foi a Mostra de Inovação Tecnológica. Confira alguns dos trabalhos que foram apresentados por alunos do IF Farroupilha.

O aluno Felipe Canisio Seger, do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Panambi, é um dos autores do projeto “Literatura em rede: leitura interativa de contos clássicos da literatura brasileira” e foi responsável por apresentá-lo na MEPT. Orientado pela professora Sirlei Koslowski, o projeto também teve a participação da aluna Jessica Maia Fadrique, do mesmo curso.

A ideia de construir um sistema para leitura não-linear e interativa nasceu da hipótese de que há, entre os alunos, um certo desinteresse pelos contos clássicos, seja pelo formato tradicional de leitura ou pela linguagem de outras épocas. Assim, procurou-se desenvolver um site que motivasse a leitura e pudesse servir de ferramenta para professores em sala de aula.

No site, partes dos contos são selecionadas por meio de imagens e a ordem é de escolha do usuário. Contudo, a interatividade não fica restrita à opção do percurso de leitura. O leitor também pode interagir com o enredo, sugerindo histórias alternativas em formulários disponíveis no site. Segundo explica Felipe, essas contribuições vão para um banco de dados e são avaliadas por moderadores para, depois, tornarem-se públicas.

O sistema começou a ser desenvolvido no primeiro semestre deste ano e foi moldado segundo princípios da engenharia de software. Segundo explica o banner de apresentação, “o banco de dados foi idealizado dentro do programa MySQL Workbench usando a linguagem SQL (Structured Query Language) e sua construção foi concebida manipulando a linguagem de programação PHP”.

Por enquanto, o site não está público. Felipe conta que a ideia, nos próximos semestres, é seguir com o desenvolvimento do sistema de leitura para que ofereça, além de contos, o acesso interativa de livros completos.

Acompanhe - ao longo desta e das próximas semanas, mais matérias sobre os trabalhos apresentados na MEPT serão publicadas no portal do IFFar.