Página inicial > Últimas Notícias > Cursos do IFFar são avaliados com conceito 4
Notícias IF Farroupilha

Cursos do IFFar são avaliados com conceito 4

Publicado em Sexta, 27 de Mai de 2022, 11h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os cursos de bacharelado em Enfermagem, do Campus Santo Ângelo, e de licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Santo Augusto, foram avaliados recentemente com conceito 4 (de um máximo de 5) pelo Inep/MEC.

avaliaçãocursosIFFar27052022notícia

Os cursos de graduação passam por três tipos de avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC): autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.

De acordo com a pesquisadora institucional do IF Farroupilha, Leize Nemitz, “por ser uma instituição federal e possuir Índice Geral de Cursos (IGC) 4, o IFFar tem autonomia para abrir novos cursos, exceto os da área de saúde e direito”. Estes cursos precisam ser avaliados e ter a autorização do Ministério da Educação para serem ofertados.

Este é o caso do bacharelado em Enfermagem, do Campus Santo Ângelo. Ao passar por avaliação para autorização de oferta, o curso obteve conceito 4. Já a licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Santo Augusto, passou por um processo de reconhecimento, também recebendo o conceito 4.

Dos 56 cursos de graduação que o IFFar oferta (um está em processo de extinção) 42 já passaram por avaliação externa. Dois obtiveram o conceito 3, vinte e seis o conceito 4 e quatorze o conceito máximo, nota 5.

De acordo com Nadia Belinazo, pedagoga na Pró-Reitoria de Ensino do IFFar, “tantos resultados positivos são o reconhecimento do comprometimento e do trabalho diário que demonstra a qualidade dos nossos cursos e da instituição”.

Cursos em processo de avaliação no IFFar

Além dos cursos que já foram avaliados em 2022, outros dois estão em processo de avaliação: a licenciatura em Computação e o curso de tecnologia em Gestão do Agronegócio, do Campus Santo Ângelo (de 23 a 25 de maio).

Outros quatro cursos ainda receberão avaliação externa neste ano. A Formação Pedagógica de Professores para a Educação Profissional, oferecido na modalidade EaD, será avaliado de 8 a 10 de junho.

Os cursos de bacharelado em Administração, do Campus Santo Augusto, de tecnologia em Estética e Cosmética, do Campus Santo Ângelo, e de tecnologia em Alimentos, do Campus Santa Rosa, passam pelo processo de 20 a 22 de junho. A licenciatura em Educação do Campo, do Campus Jaguari será avaliada de 3 a 5 de agosto.

Saiba como funciona o processo de avaliação

A avaliação de reconhecimento de curso passa pelas seguintes etapas:

• 1. Abertura de processo de reconhecimento

Protocolado pela Pesquisadora Institucional (PI) a partir de transcorrido no mínimo 50% e no máximo 75% do tempo de duração do curso. Se dá através do preenchimento do Formulário Eletrônico 1, com informações do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

• 2. Preenchimento do Formulário Eletrônico 2

Processo deflagrado pela INEP, depois de concluída a etapa 1, com prazo de 15 dias para preenchimento. A coordenação do curso é responsável por organizar as informações e encaminhar à Direção de Graduação do IFFar no prazo acordado. A PI ou o coordenador do curso são responsáveis por inserir as informações no sistema do MEC.

• 3. Visita in loco

Visita presencial ou virtual de Comissão de Avaliação designada pelo INEP, composta de 2 avaliadores, que avalia in loco as condições de oferta do curso. A partir de agenda enviada com antecedência à coordenação do curso, são realizadas reuniões com dirigentes, coordenadores, docentes, estudantes, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA); análise de documentos institucionais; e visita aos espaços de infraestrutura do curso, podendo envolver conversas com os responsáveis pelo setor. A Comissão tem prazo de três dias para realizar a avaliação.

A renovação de reconhecimento ocorre de acordo com o Ciclo do SINAES - a cada três anos para aqueles cursos que tiverem conceito preliminar de curso (CPC) insatisfatório, e também para os cursos que não participam do Enade.

As avaliações externas in loco, neste ano, estão ocorrendo no formato virtual. São avaliadas três dimensões do curso: a organização didática pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura. Com esta avaliação o curso recebe o Conceito de Curso (CC), que pode variar de 1 a 5, sendo 5 o conceito máximo.