Página inicial > Últimas Notícias > Representantes dos NITs do IFFar se reúnem em Santa Maria
Notícias IF Farroupilha

Representantes dos NITs do IFFar se reúnem em Santa Maria

Publicado em Quarta, 25 de Mai de 2022, 11h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Servidores da reitoria e dos campi participaram do NIT Day nesta segunda-feira (23), no Espaço Inova do IFFar, localizado no Tecnoparque de Santa Maria. O encontro serviu para a discussão sobre inovação e empreendedorismo e a oferta de um curso de formação para a gestão das incubadoras.

nitday230520224

Foto: NIT Day reuniu servidores de todas as unidades do IFFar no Tecnoparque, em Santa Maria

O NIT Day é um encontro com todos os servidores que atuam nos Núcleos de Inovação e Transferência Tecnológica (NIT) presentes nas 11 unidades do IF Farroupilha. Além deles, também participaram do evento o pró-reitor e a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Arthur Frantz e Patricia Donicht, e o coordenador de Inovação Tecnológica do IFFar, Anderson Monteiro.

A atividade consistiu em uma conversa entre os servidores dos NITs e o pró-reitor sobre os temas propostos. O NIT é o setor do IFFar que cuida das atividades de inovação e empreendedorismo da instituição, além de promover a integração do Instituto com empresas e comunidade. Durante o evento, também foi oferecido um curso de Metodologia Cerne para 34 servidores que atuam nas incubadoras de empresas de base tecnológica do IFFar.

De acordo com o professor Anderson Monteiro, o encontro foi importante por ter sido o primeiro presencial após a retomada das atividades presenciais pós-pandemia de Covid-19, proporcionando uma integração entre as novas equipes dos NITs. Também foi possível estabelecer o alinhamento das primeiras ações para a organização do Bye Bye Boss, o Desafio de Empreendedorismo e Inovação do IFFar. Por fim, se discutiu a necessidade de novas perspectivas do uso da Incubadora Tecnológica do IFFar.

nitday230520221

Foto: coordenador de Inovação Tecnológica do IFFar, Anderson Monteiro, fala durante abertura do NIT Day

Após ter sua primeira edição, a perspectiva é de que o NIT Day ocorra a cada semestre a partir de agora. A ideia é utilizar este espaço para discutir o planejamento de ações, o empreendedorismo, a inovação, a propriedade intelectual, a transferência tecnológica, a cultura maker, entre outros temas. As atividades serão realizadas em Santa Maria e nos campi, de forma alternada.

O NIT Day também foi o primeiro evento a ser realizado no Espaço Inova do IFFar. Localizado no Tecnoparque, no Distrito Industrial de Santa Maria, o ambiente foi criado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar para a disseminação da cultura de inovação e tecnologia sendo disruptiva dos padrões convencionais. O ambiente é disponibilizado para toda a comunidade interna e externa do IFFar para a realização de eventos que despertem o espírito inovador.

Servidores do NIT discutiram necessidade de ampliar ações de inovação no IFFar

Durante a conversa com o professor Arthur Frantz, os servidores do NIT discutiram assuntos como a ampliação das ações de inovação, a dedicação de carga-horária específica para estas atividades e a necessidade de formação de servidores para qualificação das ações.

nitday230520223

Foto: o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professor Arthur Frantz, participa de conversa com servidores dos NITs

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, é necessário mostrar às pessoas a importância da inovação, que deve também ser mais valorizada pela própria instituição e estabelecer laços com o setor produtivo. Um passo importante para isso foi a aprovação da Política de Inovação do IFFar em 2021.

Para impulsionar as ações de inovação na instituição, também é necessário estimular servidores docentes e TAEs, permitindo que eles dediquem parte de sua carga-horária nessas atividades. O professor Arthur Frantz disse que essas questões estão sendo pautadas nas discussões que envolvem a regulamentação das atividades das duas categorias.

A oferta de formação para servidores que atuam na área também foi citada durante o NIT Day como uma forma de qualificar as ações de inovação do IFFar. Essas formações podem ser criadas pelos próprios servidores dos NITs, na forma de MOOCs (cursos massivos, online e sem tutoria). A implantação de mecanismos de avaliação das atividades de inovação na instituição também é uma forma de estimular a ampliação de atividades desta natureza na instituição.