Página inicial > Últimas Notícias > Seminário aproxima Rede Federal de instituições portuguesas
Notícias IF Farroupilha

Seminário aproxima Rede Federal de instituições portuguesas

Publicado em Quinta, 14 de Abril de 2022, 16h01 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP) firmaram uma série de compromissos para o fortalecimento dos trabalhos das duas instituições durante o I Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior, realizado de 4 a 6 de abril de 2022, na cidade de Bragança, em Portugal.

fotoconifbragança14042022

Foto: Cláudio da Rocha, presidente do Conif, no lado esquerdo da foto, assina acordo com CCISP (Instituto Politécnico de Bragança)

Durante o encontro, os projetos e as potencialidades do Conif e da Rede Federal foram apresentados, demonstrando a sua importância e a qualidade das suas ações. “Foram tratados diversos temas que convergem no âmbito das ações de internacionalização, notadamente a inovação formativa, a dupla diplomação, a mobilidade, a co-criação. Nesse sentido, como fruto dessa reunião, diversos acordos foram firmados entre as instituições que compõe a Rede e os Institutos Politécnicos, além de terem sido estabelecidas linhas de ação que irão fortalecer a relação Conif e CCISP”, aponta o presidente do Conif, Claudio Alex da Rocha.

O vice-coordenador do Fórum de Assessores Internacionais da Rede Federal (Forinter), Luciano Perilo, explica que “o seminário luso-brasileiro de internacionalização é a materialização da relação entre as instituições, atores e ações que privilegiará a perenidade de um espaço propositivo e evidencia a internacionalização na Rede Federal enquanto um eixo transversal à educação, na perspectiva do ensino, da pesquisa, da extensão, do empreendedorismo, da inovação e da gestão”.

Durante o encontro, foram realizadas diversas atividades, como oficinas, com vistas a intensificar o compartilhamento de boas práticas entre as instituições brasileiras e portuguesas. No âmbito do Conif, uma série de compromissos foram assumidos para o fortalecimento dos trabalhos conjuntos entre o Conselho e o CCISP, desde a constituição de um comitê de acompanhamento permanente de ações, elaboração de revista científica conjunta e a realização de um seminário itinerante bianual.

A reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Deborah Bonnas, vice-presidente de relações institucionais do Conif, destaca que os resultados provenientes desse primeiro Seminário irão estreitar as relações das instituições luso-brasileiras, agregando valor aos projetos que já vem sendo desenvolvidos na Rede.

Deborah coloca que “o seminário foi muito marcante, uma vez que propiciou o aprofundamento das relações já existentes, por meio da elaboração de plano de ação Conif e CCISP, atendendo não somente os participantes do evento, mas toda a REDE Federal. É importante notar que o CCISP nos enxerga como um forte parceiro inclusive na pesquisa, inovação e empreendedorismo. Todas as atividades desenvolvidas aqui em Portugal corroboram para consolidação de uma política de internacionalização, um plano para Rede, a ser proposto ao pleno e, posteriormente ao governo federal”.

O seminário contou também com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), que participou do evento com a representação do diretor de desenvolvimento da Rede Federal, Kedson Lima. “Foi um evento fantástico onde se fortaleceu parcerias e foram criadas novas oportunidades. Saímos mais enriquecidos e cientes do nosso papel enquanto SETEC na indução da internacionalização junto às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Certamente novas ações serão construídas e desenvolvidas conjuntamente com o Conif”, avalia o diretor.

O evento contou com a participação de 35 instituições brasileiras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e 24 Institutos Politécnicos portugueses.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif (texto adaptado. Leia o texto original neste link