Página inicial > Últimas Notícias > Diretoria de EAD realiza rodas de conversa sobre cursos massivos online
Notícias IF Farroupilha

Diretoria de EAD realiza rodas de conversa sobre cursos massivos online

Publicado em Terça, 04 de Outubro de 2016, 12h04 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal Farroupilha (DEAD) vem realizando um estudo a respeito da possibilidade de implantação de cursos no formato MOOC (Cursos Abertos Livres e Massivos).

DEAD Roda de Conversa Fabio 15092016 1

Equipe da DEAD realizou rodas de conversas sobre MOOCs no mês de setembro

A equipe de trabalho da DEAD debateu os MOOCs com a participação de dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que pesquisam a temática durante o mês de setembro.

A partir das conversas a equipe reforçou o entendimento que a oferta de cursos neste formato não deve se constituir como apenas um canal facilitado de certificação, mas um caminho para a democratização dos processos educacionais para a comunidade e para a divulgação do bom trabalho realizado pela instituição.

No dia 15, o professor Fábio da Purificação Bastos conversou sobre a implantação e o processo de elaboração de cursos MOOC. Ele apresentou diferentes alternativas existentes para a elaboração destes cursos e as possibilidades existentes para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Teve destaque a potencialidade da oferta destes cursos para a divulgação do conhecimento científico para a comunidade.

DEAD Roda de Conversa Fabio 15092016 7

O professor da UFSM, Fábio da Purificação sobre elaboração de cursos MOOC

A professora Elena Maria Malmann participou da roda de conversa no dia 30 e abordou a questão dos aspectos metodológicos e de aprendizagem de cursos MOOC. Abordou os diferentes formatos  existentes e as características distintas de cada um, tendo em vista que envolvem diferentes métodos de trabalho, de estudo e de ensino. Elena explicou que a instituição deve tomar decisões referente ao público que pretende atingir, a plataforma utilizada e a disponibilidade de uma equipe multidisciplinar para a condução deste trabalho.

Os professores Fabio e Elena disponibilizaram o link de acesso a um curso neste formato ofertado pelo Grupo de Pesquisa Investigação e Ação na UFSM. O Curso é sobre Recursos e Atividades no Moodle.

DEAD Roda de conversa Elena Mallmann 30092016 1

Equipe da DEAD em foto com a professora da UFSM, Maria Elena Malmann