Página inicial > Últimas Notícias > Ações Inclusivas: 15 estudantes com necessidades educacionais específicas concluem cursos no IFFar
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 17h23 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em 2021, quinze estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) concluíram cursos no IFFar. A conquista é fruto do desempenho dos estudantes aliado à políticas de ações inclusivas.

Estudantes NEE 2021 notícia

Estudantes com NEE são aqueles(as) que apresentam transtornos de aprendizagem, deficiências, transtornos do espectro autista ou altas habilidades/superdotação. Destes, os três últimos são considerados ainda mais específicos, tendo direito legal ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). No IFFar, o AEE é realizado por Docente de Educação Especial e refere-se a um conjunto de ações pedagógicas do campo da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, que tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade (Resolução Consup nº 52/2019).

O que distingue os estudantes com NEE é o nível de especificidade de suas necessidades, o que demanda um nível diferenciado de apoio, acompanhamento e foco nas potencialidades que apresentam. "Estamos falando, então, de estudantes que apresentam características que exigem uma rede de suporte maior, que, sem a qual, podem ter comprometido seriamente seu direito de aprender", explica Fernanda de Camargo Machado, coordenadora de Ações Inclusivas do IFFar.

A Política de Diversidade e Inclusão do IFFar (Resolução Consup nº 79/2019) define que inclusão é um trabalho em rede. De acordo com Fernanda Machado, o isolamento imposto pela pandemia de Covid-19 exigiu mais do que nunca um trabalho colaborativo para apoiar os estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas.

No IFFar, essa rede compreende toda a comunidade acadêmica, mas tem como referência a equipe de suporte composta pelas Coordenações de Ações Inclusivas (CAIs), Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs), Núcleo de Elaboração de Materiais Didático-Pedagógicos (NEAMA - alocado na CAI/PROEN), Setores de Apoio Pedagógico (CAP/PROEN e SAPs), Direções e Coordenações Gerais de Ensino (DEs e CGEs), Coordenações de Assistência Estudantil (DAE/PROEN e CAEs) e profissionais específicos (como docentes de educação especial, tradutores intérpretes de Libras, profissionais de apoio, cuidadores, monitores, médicos, assistentes sociais, assistentes de alunos, psicólogos, etc).

Durante o período pandêmico, muitas ações foram realizadas, tais como a priorização deste público no empréstimo de equipamentos, entrega de alimentos e de materiais impressos, auxílios e busca ativa.

Docentes e Coordenações de Curso do IFFar, por sua vez, reinventaram suas práticas, planejaram e realizaram flexibilizações curriculares, testaram e implementaram adequações pedagógicas, com o propósito de potencializar as condições de aprendizagem de estudantes com NEE, de acordo com seu contexto. Esse empenho coletivo culminou no importante dado de que quinze estudantes com NEE concluíram seus cursos no IFFar, apesar de tantos desafios. Para Fernanda Machado, "essas conquistas, iniciadas em anos anteriores, confirmam os frutos da dedicação coletiva, que nascem da convicção de que as diferenças podem, sim, se complementar e aprender juntas".

Confira a lista de estudantes com NEE que concluiram seus cursos no IFFar em 2021 (todos os estudantes autorizaram a divulgação de seus nomes):

Campus Panambi

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática:
Laís Beskow Pilger, estudante com transtorno expressivo de linguagem e transtorno misto de desenvolvimento.

Campus Frederico Westphalen

Técnico Integrado em Agropecuária:
Leandro Selli Júnior, estudante com deficiência intelectual.

Técnico Integrado em Informática:
Daniela Giese, estudante com deficiência física.

Campus São Borja

Técnico Integrado em Eventos:
Geovana Pedroso de Bastos, estudante com deficiência intelectual e deficiência física.

Técnico Integrado em Informática:
Matheus Diniz Lima, estudante com Transtorno de Asperger e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Campus Santo Augusto

Técnico Integrado em Informática:
Emmanuel Brunheri do Rosa, estudante com deficiência intelectual.

Francisco Celso Novachinski Machado, estudante com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Técnico Integrado em Alimentos:
Solange Fioreze Bridi, estudante com deficiência visual.

Técnico Integrado em Agropecuária:
Luiz Fernando Porazzi, estudante com deficiência física.

Campus São Vicente do Sul

Técnico Integrado em Agropecuária:
Leonardo Siqueira de Almeida, estudante com deficiência intelectual.

Técnico Subsequente em Zootecnia:
Hélio G. dos Santos Filho, estudante com deficiência intelectual.

Técnico Subsequente em Agricultura:
Ana Paula Meyne, estudante com deficiência intelectual.

Campus Avançado Uruguaiana

Técnico Integrado em Informática:
João Victor Tubino Martins, estudante com Síndrome de Tourette.

Campus Júlio de Castilhos

Licenciatura em Ciências Biológicas:
Simone Rosler, estudante com deficiência intelectual.

Campus Jaguari

Técnico em Agricultura:
Érica Ferreira Damião, estudante com deficiência visual.

Regulamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do IFFar

Política de Diversidade e Inclusão do IFFar