Página inicial > Últimas Notícias > Sobre experiências e escolha profissional: entrevista com egressa
Notícias IF Farroupilha

Sobre experiências e escolha profissional: entrevista com egressa

Publicado em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 09h19 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em nossa série sobre egressos e egressas, a estudante Letícia Matschinske conta como as oportunidades que teve durante o curso técnico em Química influenciaram sua escolha pela Psicologia.

20210815_134919.jpg

A estudante Letícia Bonfada Matschinske, 19 anos, concluiu o curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi em 2020 e atualmente está no primeiro semestre da graduação de Psicologia. Ela é idealizadora do projeto “Inteligência Emocional: uma necessidade do nosso tempo”, que foi tema do quinto episódio do IFFarCast. Confira o que ela tem a contar sobre sua experiência no IFFar e como as oportunidades que teve durante o curso influenciaram a sua escolha profissional.

ENTREVISTA COM LETÍCIA BONFADA MATSCHINSKE

O que te fez optar pelo IFFar para cursar o ensino médio integrado?
A qualidade do ensino público e as oportunidades de pesquisa, ensino e extensão.

De uma forma geral, como foi a sua experiência de ser aluna do IFFar? Você pode destacar alguma memória?
Ter estudado no IFFar foi a melhor escolha que eu poderia ter feito para aquela etapa da minha vida, com certeza a memória mais marcante que eu tenho foi ter realizado o projeto de extensão “Gestão das emoções” e ter ganhado o prêmio de melhor trabalho de extensão na Mostra do IFFar. O IFFar valoriza seus alunos e dá a oportunidade de sempre buscarmos por mais e mais.

Enquanto você foi aluna do IFFar, você participou da criação do projeto “Inteligência Emocional: uma necessidade do nosso tempo”. Poderia falar um pouco dessa experiência?
Sim, eu fui a idealizadora do projeto e foi o melhor trabalho que eu já desenvolvi, o projeto “Inteligência Emocional” foi o impulso que faltava pra mim ter certeza do curso que eu escolheria pra fazer na faculdade. Ir para as escolas pra falar de um assunto tão importante que é a saúde mental foi sensacional, olhar para os alunos e ver que eu estava ajudando de certa forma eles a compreenderem um pouquinho do universo que é a mente humana foi uma experiência incrível.

E isso impactou na sua escolha profissional?
Sem dúvidas!! Eu tive certeza de que eu escolheria a psicologia no momento em que eu senti a necessidade de escrever um projeto de extensão que falasse de saúde mental, depois disso eu já estava mergulhada na psicologia.

Enquanto esteve no IFFar, você participou de algum outro projeto de pesquisa, ensino ou extensão que gostaria de destacar?
Não participei, mas acompanhei de longe o projeto “Educar para não abandonar” que com certeza merece destaque! Um lindo trabalho!

O que você leva do IFFar para a vida?
Jamais deixe de agarrar uma oportunidade! Essa é uma lição que todos os meus professores, todos os servidores me ensinaram, além de todas as experiências que me proporcionaram essa visão! Agarrar todas as oportunidades possíveis nunca vai fazer nós nos arrependermos!

Entrevista realizada em novembro de 2021, via e-mail.

Confira mais histórias no Portal de Egressos do IFFar.

Egresso ou egressa do IFFar: como a educação pública, gratuita e de qualidade do IFFar impactou em sua trajetória acadêmica e/ou profissional? Queremos conhecer sua história! Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e faça parte de nossa série sobre egressos e egressas.

Assunto(s):