Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal completa 112 anos nesta quinta-feira
Notícias IF Farroupilha

Rede Federal completa 112 anos nesta quinta-feira

Publicado em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 15h53 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta quinta-feira, 23 de setembro, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa 112 anos. Assista a vídeo referente à data produzido pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA).

miniatura sem box branco

Há mais de um século, a história da Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem acompanhado as transformações da sociedade brasileira e a trajetória de avanços e retrocessos do país. Com ação transformadora, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica alcança diferentes realidades com uma estrutura formada por:

• Mais de um milhão de estudantes matriculados/as;
  • 80 mil servidores/as;
  • 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs);
  • Dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets);
  • O Colégio Pedro II;
  • Uma Universidade Tecnológica Federal;
  • 23 Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais;
  • 661 campi;
  • Presente em todo o território nacional.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica mantém e segue firme no seu compromisso a favor do acesso de todos/as a uma educação pública de excelência, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada, da igualdade irrestrita de direitos, do pensamento livre e crítico, da humanidade nas ações e da vida.

O dia 23 de setembro, além de marcar o aniversário da Rede Federal, foi instituído como Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, a ser celebrado, anualmente, pela Lei nº 14.139, de 16 de abril de 2021.

O IFBA produziu um vídeo sobre a Rede Federal para marcar a data. Assista abaixo:

Secom - com informações do Instituto Federal da Bahia