Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado no P. Porto, Processo Seletivo e Calendário Acadêmico: veja destaques do Codir
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 13h05 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Colégio de Dirigentes do IF Farroupilha (Codir) realizou sua 2ª reunião extraordinária na manhã de hoje (21), por videoconferência. Veja os destaques.

O Instituto Politécnico do Porto (P. Porto) liberou o resultado da seleção para o seus programas de mestrado em educação. Os servidores do IF Farroupilha aprovados receberão auxílio financeiro para a realização dos cursos. Para mais detalhes, acesse os editais da Especialização em Administração de Organizações Educativas e a Especialização em Educação e Formação de Adultos.

Contudo, foi identificado um possível erro no processo de seleção. Cinco servidores do IFFar graduados em cursos de tecnologia tiveram suas inscrições indeferidas. Isto ocorreu porque, em Portugal, estes cursos não são reconhecidos como graduação. A professora Carla afirmou que o IF Farroupilha enviará uma notificação formal e orientou que cada um dos servidores afetados entrem com recurso.

Por conta desta possível revisão nos resultados, a reitora informou que o edital para provimento de auxílio financeiro para os servidores que vão realizar os cursos no P. Porto (PIIQP - Programas Especiais) deverá ser adiado.

Modificação no cálculo das cotas em processos seletivos do IF Farroupilha

Durante a reunião foi apresentado o texto da resolução que vai instituir a Política de Ações Afirmativas de Inclusão Socioeconômica e Étnico-racial para os Cursos Técnicos de Nível Médio e Superiores, presenciais e EAD do IF Farroupilha. O documento, que já havia sido discutido em reuniões anteriores, ainda deve passar pela Procuradoria Jurídica e, posteriormente, por aprovação no Conselho Superior (Consup).

Na prática, as modificações ampliam as cotas para alunos oriundos de escola pública. Agora, 60% das vagas são destinadas para estes alunos, 40% são para a ampla concorrência. Antes as vagas eram divididas ao meio.

Do total das vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência. Durante a classificação, estas vagas são reservadas primeiro. Do restante, é feito o cálculo das cotas.

Dentro das vagas para alunos de escolas públicas ainda são reservados dois percentuais divididos por uma faixa de renda e, dentro de cada um destes percentuais, para alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. A política de ações afirmativas não reserva mais vagas específicas para cada um destes grupos étnico-raciais, mas reserva um percentual maior para todas elas. A mudança não traz prejuízo para a política de ingresso destas pessoas.

A reserva de vagas para alunos de escolas públicas rurais foi extinguída. De acordo com a equipe responsável pela revisão da política, a exclusão desta modalidade se deu devido a sua baixa efetividade. Como ela era exclusiva para alunos que estudaram integralmente em escolas cadastradas no MEC como rurais, alunos que estudavam em escolas de zonas rurais, mas não oficialmente rurais, tinham suas inscrições indeferidas. A cota acabava trazendo mais prejuízo do que ganho nas políticas de ingresso do IF Farroupilha.

De acordo com o texto da resolução, a Política de Ações Afirmativas constitui-se em instrumento de promoção de valores democráticos, de respeito à diferença e à diversidade socioeconômica e étnico-racial mediante a ampliação do acesso e medidas de permanência.

Calendário Acadêmico de 2017 vai incluir datas de divulgação da autovaliação institucional

A pró-reitoria de Ensino do IF Farroupilha apresentou o Calendário Acadêmico do próximo ano. Por solicitação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o calendário vai incluir datas para divulgação da autoavaliação institucional. Esta deve ocorrer entre 22 e 29 de setembro de 2017.

A reitora do IF Farroupilha tabém solicitou que as unidades informem as datas certas de alguns eventos que, por enquanto, têm apenas sugerido o mês em que serão realizados. A definição das datas facilita a inclusão destes eventos em materiais institucionais. A definição deve ocorrer até a próxima reunião ordinária do Codir, que ocorre no começo de outubro.

O calendário prevê o início do ano letivo no dia 13 de fevereiro e o término no dia 14 de dezembro. O período de recesso no meio do ano ficaria do dia 17 ao dia 28 de julho.

Instrução Normativa sobre registro eletrônico de frequência vai prever capacitações para homologadores

A pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional do IF Farroupilha informou que a Instrução Normativa sobre o registro eletrônico de frequência do IF Farroupilha será finalizada até a próxima reunião do Codir, no começo de outubro. A IN prevê a criação de tutoriais e capacitações para os homologadores.

A professora Nídia Heringer também informou que todas as unidades devem ter os pontos dos últimos três meses regularizados e homologados até o fim de setembro, por solicitação do Ministério Público.

Outros informes:

• A pró-reitoria de Administração informou que o IF Farroupilha recebeu recursos financeiros do Governo Federal na segunda-feira (19). As unidades receberiam os recursos até o final da manhã de hoje. Os campi serão orientados sobre mudanças em relação aos restos a pagar. As despesas deverão ser indicadas pelas unidades.
  • A professora Carla Jardim anunciou que o MEC vai iniciar o processo de reconhecimento de mais três cursos do IFFar. São eles: Ciências Biológicas e Administração, do campus Júlio de Castilhos, e Sistemas para Internet, de São Borja. Ela lembrou os resultados "de excelência" que o Instituto obteve em avaliações passadas (notas entre 4 e 5, sendo 5 a nota máxima), e pediu o mesmo empenho das equipes responsáveis pelas novas avaliações.