Página inicial > Últimas Notícias > IES públicas do RS se unem para fortalecer ações de ensino, pesquisa e extensão
Notícias IF Farroupilha

IES públicas do RS se unem para fortalecer ações de ensino, pesquisa e extensão

Publicado em Quinta, 15 de Setembro de 2016, 15h41 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Reitores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado se reuniram na Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na tarde desta terça-feira (14), para tratar do desenvolvimento de ações integradas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A reitora do IF Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, falou sobre a importância do encontro para a criação de uma rede de Ensino Superior público que atenda as demandas do Estado. “Nós precisamos unir nossos discursos para mostrar à sociedade a importância do trabalho que desenvolvemos”, ressaltou.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, disse que o encontro "demonstra o desejo e a efetivação de ações que fortaleçam o Ensino Superior Público e gratuito em nosso Estado, num momento em que tanto se questiona a educação, e em que precisamos dar respostas efetivas para uma aprendizagem de qualidade, onde cada egresso entenda seu papel social e a eficiência na sua área de atuação”.

Outro assunto discutido foi a criação de um Fórum das IES. Por meio dele será possível, por exemplo, a utilização compartilhada de laboratórios e bibliotecas pela comunidade acadêmica de todas as instituições participantes. “Esta iniciativa trará um ganho para o Estado porque, a partir disso, desenvolveremos um trabalho cooperativo que aumentará nosso poder de entrega de uma educação de qualidade”, disse o reitor do IFSul.

160914 reuniaoreitores

O reitor da Unipampa também falou sobre a importância da criação da rede. “A criação do Fórum é de fundamental importância, porque quanto mais nos unirmos, mais fortes nos tornaremos”, assinalou.

Estiveram reunidos os reitores da Uergs, Arisa Araujo da Luz, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Hansen, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Amilton Figueiredo (reitor em exercício), Sul-rio-grandense (IFSul), Marcelo Machado, e Farroupilha (IFFar), Carla Jardim.

Encontros com parlamentares e MEC

A busca pelo apoio de parlamentares da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e no Senado para a manutenção do Ensino Superior Público também esteve na pata. Uma das iniciativas do grupo será a participação em reuniões da bancada gaúcha, em Brasília. “Precisamos buscar apoio da bancada gaúcha para que destine emendas em favor das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul”, disse o reitor em exercício do IFRS, Amilton Figueiredo.

Os reitores também pretendem se reunir com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para tratar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa (Parfor).

Assessoria de Comunicação Social da Uergs - Com adaptações da Secom do IF Farroupilha