Página inicial > Últimas Notícias > Comissão própria de avaliação do IF Farroupilha toma posse na Reitoria
Notícias IF Farroupilha

Comissão própria de avaliação do IF Farroupilha toma posse na Reitoria

Publicado em Terça, 13 de Setembro de 2016, 12h42 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os novos integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IF Farroupilha foram selecionados recentemente através do Edital nº 273/2016. Durante a assinatura dos termos de posse, na manhã de hoje (13), a reitora Carla Jardim ressaltou a importância da CPA para o planejamento de ações institucionais.

A CPA é representada por servidores TAEs e docentes da Reitoria, dos campi, alunos e representantes da sociedade civil organizada. A portaria com os nomes de todos os membros da Comissão deve ser publicada nesta quarta-feira. Assim que for disponibilizada, esta notícia será atualizada com os nomes de toda a comissão.

Durante a assinatura dos termos de posse, a reitora do IF Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, disse que a CPA deve ser entendida como uma ferramenta fundamental de assessoramento no planejamento de ações institucionais. Os relatórios anuais da comissão, elaborados a partir de pesquisas envolvendo todos os servidores, mostram os anseios e as prioridades da comunidade acadêmica e da sociedade em relação a Instituição.

A reitora disse que um dos desafios da CPA é justamente introduzir esta cultura nos trabalhos da CPA. Para ela, em alguns lugares, a aplicação de pesquisa e construção de relatórios de autoavaliação ainda são considerados mero cumprimento de legislação. Por outro lado, os relatórios da CPA já resultaram em diversas ações práticas nas unidades do Instituto. Veja algumas no final desta notícia.

A reitora deixou claro o caráter independente das avaliações feitas através da comissão. "A CPA é um olhar autônomo acerca das ativididades institucionais. Não está subordinada à gestão", explicou a professora Carla. Ela também agradeceu à disposição de todos os novos membros a fazer parte da comissão. Estes servidores, além de todas as atividades de seus cargos, terão novas responsabilidades a partir das necessidades de trabalho da Comissão.

Conheça a CPA

A Comissão Própria de Avaliação é uma comissão constituída para conduzir os processos de avaliação internos da instituição, sistematizar e prestar informações ao INEP. Os processos de autoavaliação ocorrem anualmente com a participação de toda a comunidade acadêmica. Com as avaliações, é possível identificar os anseios da comunidade.

Veja algumas ações que foram implantadas a partir dos processos de autoavaliação de 2012, 2013 e 2014:

• Sinalização de estacionamentos com faixas de segurança;
  • Implantação de clube de línguas;
  • Instalação de rampas de acesso para alunos cadeirantes que usam o transporte coletivo;
  • Oferta de serviços de reprografia com horários alternativos de atendimento;
  • Mudanças em metodologias utilizadas pelos professores;
  • Ampliação e/ou reenquadramento de servidores técnico-administrativos para adequação às demandas dos setores;
  • Realização de eventos para integração entre docentes e técnico-administrativos;
  • Melhorias nos mecanismos de divulgação dos cursos, ações e informações sobre o IF Farroupilha.

Secom