Página inicial > Últimas Notícias > Dez anos de expansão da Rede Federal é destaque em palestra no ETEAD
Notícias IF Farroupilha

Dez anos de expansão da Rede Federal é destaque em palestra no ETEAD

Publicado em Sexta, 09 de Setembro de 2016, 14h19 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A história da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi tema de palestra no Encontro de Tutores de Educação a Distância do IF Farroupilha (ETEAD) na manhã de ontem (8). O pró-reitor de Ensino, professor Sidinei Cruz Sobrinho, destacou os dez anos de rápido desenvolvimento da Rede Federal no Brasil.

Logo no começo de sua fala, o professor Sidinei assim resumiu a história da EPT no Brasil: começa em 1906 e tem 100 anos de desenvolvimento lento; passa por 10 anos de rápida expansão, a partir de 2005; e, por fim, nos dias atuais, enfrenta incerteza em relação ao futuro. O pró-reitor de Ensino sugeriu a possibilidade de haver algum retrocesso e consequência de políticas que já estão sendo colocadas em prática.

A palestra também cobriu os primórdios da história da EPT. De acordo com o professor Sidinei Cruz Sobrinho, a primeira vez que se pensou especificamente na educação técnica foi há 24 séculos. O filósofo grego Aristóteles considerava as Ciências Poiéticas, o equivalente ao que entendemos hoje como educação profissional e técnica, como a mais importante forma de conhecimento.

Esta forma de pensar já era bem diferente no século XVIII. Em Florença, na atual Itália, se pensava a educação dividida em Artes Maiores, equivalente aos cursos superiores de hoje, principalmente as ciências humanas, e as Artes Menores, que compreendia áreas de conhecimento que hoje são considerados cursos técnicos, como as profissões de padeiro (técnico em alimentos) e serralheiro (técnico em móveis).

A segmentação entre trabalho intelectual, destinado às elites, e trabalho braçal, destinado às camadas populares, com uma acentuada desvalorização do segundo em relação ao primeiro, têm sido constante na nossa sociedade. A criação dos Institutos Federais coincide com uma tentativa de se alterar esta ideia ao se pensar a educação técnica como também sendo intelectual. De acordo com o professor Sidinei, é uma educação para o mundo do trabalho, e não para o mercado de trabalho.

Confira alguns destaques da história da EPT no Brasil

• 1906: início da EPT no Brasil, com a criação de 4 escolas.
  • 1937: a Constitução de 1937 é a primeira a falar especificamente da EPT. De acordo com o texto, a EPT é destinada às classes menos favorecidas.
  • 1942: atés este ano, a EPT não era formalmente considerada educação.
  • 1959: criação das Escolas Agrícolas como Autarquias. São estas escolas que mais tarde vão dar origem à Rede Federal.
  • 1978: criação dos Cefets. Muitos deles também se integraram aos Institutos Federais.
  • 1998: Governo Federal Proíbe Construção de novas escolas federais.
  • 2004: retomada da EPT, com criação de cursos técnicos integrados ao ensino médio.
  • 2005: início da expansão da Rede Federal.
  • 2008: criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.
  • 2015: de 2005 até 2016 foram criadas mais de 562 unidades que oferecem EPT.

ETEAD - o primeiro Encontro de Tutores de EAD do IF Farroupilha ocorre nos dias 8 e 9 de setembro, no Centro de Eventos Cerrito, em Santa Maria. O evento foi planejado a partir de demandas dos próprios tutores e bolsistas da EAD do Instituto. Acompanhe nossa página para saber sobre as palestras realizadas no Encontro. No blog do ETEAD você confere a programação completa.

Saiba mais:

Evento destaca importância da EAD no IF Farroupilha