Página inicial > Últimas Notícias > IFFar está entre as instituições de ensino superior mais bem avaliadas do país
Notícias IF Farroupilha

IFFar está entre as instituições de ensino superior mais bem avaliadas do país

Publicado em Terça, 27 de Abril de 2021, 15h41 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha manteve índice 4 de 5 no Índice Geral de Cursos 2019 (IGC). A avaliação realizada pelo INEP/MEC foi divulgada na última sexta-feira (23).

IGC

De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela pesquisa, 71% das instituições federais têm IGC 4 ou 5. A maior parte dos Institutos Federais encontram-se nesta faixa de avaliação. Mais da metade das instituições avaliadas, que incluem instituições privadas e sem fins lucrativos, receberam índice 3.

O Instituto Federal Farroupilha, além de manter o índice geral 4, teve melhora no índice contínuo: de 3,110 para 3,1327.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de Educação Superior. O cálculo do índice leva em conta o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conceitos preliminares de cursos e informações dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Vale destacar que o indicador é parâmetro para a distribuição do orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFFar faz parte. Além disso, outras iniciativas do Governo Federal, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), levam em conta o IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção.

71% das instituições públicas federais têm IGC 4 e 5