Página inicial > Últimas Notícias > Comitê Institucional de Emergência realiza 1ª reunião de 2021
Notícias IF Farroupilha

Comitê Institucional de Emergência realiza 1ª reunião de 2021

Publicado em Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 12h03 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na sexta-feira, dia 15 de janeiro, às 9h, foi realizada a 1ª reunião do Comitê Institucional de Emergência (CIE) de 2021. Na pauta da reunião, estavam a discussão sobre o formato a ser adotado para o calendário acadêmico 2021/I, a entrega física de TCCs e relatórios de estágio, a realização de formaturas e a definição quanto à participação no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

boletimCIE1307 621x337 equal

Situação da pandemia nos municípios de abrangência do IFFar

A reunião iniciou com a atualização da situação da pandemia nos municípios de abrangência do IFFar. A Reitora Pro Tempore do IFFar, Carla Jardim, observou que, em comparação com os dados apresentados na última reunião do CIE, os dados atuais indicam curva ascendente no número de casos.

Calendário Acadêmico 2021/I

O próximo ponto da pauta foi a consulta acerca do formato a ser adotado para início do Calendário Acadêmico 2021/I. A Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Reitora eleita do IFFar, Nídia Heringer, comentou que a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) está realizando a avaliação do desenvolvimento das atividades em 2020 e iniciando discussões relativas ao Calendário 2021. Janete de Conto, diretora de ensino, afirmou que o Comitê Assessor de Ensino (CAEN) pautou o formato a ser adotado para o início do Calendário Acadêmico a partir de demandas das direções de ensino. Nídia consultou o Comitê sobre o formato a ser adotado para início do Calendário Acadêmico 2021/I, considerando a necessidade de priorizar a preservação de vidas e a responsabilidade social e institucional do IFFar. O CIE se posicionou pela adoção de atividades remotas para o primeiro semestre de 2021, exceto as atividades essenciais.

Entrega física de TCCs e Relatórios de Estágio

Janete de Conto, diretora de ensino, pontuou que a entrega pode ser realizada por meio digital e observou que a instituição conta com repositório digital. Carla Jardim solicitou que a PROEN formalize a orientação aos campi.

Divulgação presencial dos processos seletivos

Membros da CIS manifestaram contrariedade à divulgação presencial dos processos seletivos da instituição. A representante da Secretaria de Comunicação pontuou que essa postura é prejudicial à imagem dos servidores públicos. Carla Jardim disse que compartilha o posicionamento da Secom e comentou sobre o risco de ir a lugares sem controle sanitário. Após votação sobre divulgação presencial dos processos seletivos,  registrou-se 22 votos contrários, 9 favoráveis e 1 abstenção.

Realização de campanha de vacinação pelo IFFar

Sobre o tema, a Secretaria de Comunicação pontuou que a campanha é de competência da União e dos estados e disse que é preciso aguardar a divulgação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Ainda, comentou que o IFFar pode compartilhar a campanha a ser veiculada pelo governo. Após consulta ao CIE, decidiu-se que o IFFar não promoverá campanha publicitária relativa à vacinação, porém divulgará os materiais produzidos pelos órgãos responsáveis.

Formaturas 2021 (modelo drive-in e/ou outras formas obedecendo a critérios de biossegurança)

A Chefe de Gabinete da Reitoria, Dalva Pillar, informou que foi constituído GT para elaboração de instrução normativa sobre formaturas on-line. Ainda, comentou que o GT é contra a realização de formatura drive-in e que esse formato não está previsto no regramento. A minuta da instrução normativa será encaminhada para apreciação do CODIR.

Definição quanto à participação no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

Carla Jardim disse que toda a rede de ensino superior do país foi chamada a participar do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e destacou a responsabilidade social do IFFar. O CIE se mostrou favorável à participação, tendo sido registrado 32 votos favoráveis, nenhum contra e 2 abstenções.

Assuntos gerais

O Campus São Borja levantou demanda sobre entrega de certificado aos formandos e indagou se o coordenador de curso ou diretor poderiam realizar entrega presencial, desde que observados os protocolos de segurança. Carla Jardim pontuou que cada unidade pode organizar entrega mediante agendamento e limitado ao formando. A Reitora Pro Tempore observou que a entrega de documentos, quando o aluno necessita, é considerada essencial.

Foi registrado o posicionamento do CIE referente aos seguintes temas abaixo:

-Adoção de atividades remotas para o primeiro semestre de 2021, exceto as atividades essenciais, com encaminhamento para apreciação do CODIR e CONSUP;

-A entrega de TCCs e relatórios de estágio poderão ser realizadas por meio digital/repositório digital;

-Não será realizada divulgação presencial dos processos seletivos;

-O IFFar não promoverá campanha publicitária relativa à vacinação, porém divulgará os materiais produzidos pelos órgãos responsáveis;

- O GT responsável está elaborando minuta de instrução normativa sobre formaturas on-line;

-Será formalizada consulta aos campi sobre a participação no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O CIE manifestou-se favorável à participação no Plano.

A reunião foi realizada pela plataforma online MConf.