Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa do Descubra UFSM em Rede 2020
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa do Descubra UFSM em Rede 2020

Publicado em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 11h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

De 14 a 18 de dezembro, o IFFar participa como instituição parceira do Descubra UFSM em Rede, evento voltado a estudantes da educação básica. O objetivo é divulgar cursos e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão das instituições participantes. Neste ano, em função da pandemia, o evento ocorrerá de forma online pelo YouTube.

A Reitora substituta do IFFar, Nídia Heringer, e a Pró-reitora de Extensão do IFFar, Ângela Marinho, participaram da abertura do evento nesta segunda-feira (14), pela manhã.

Ângela Marinho destacou que o IFFar é uma instituição pública que oferta cursos gratuitos de excelência reconhecida, desde o ensino médio até a pós-graduação. “Trabalhamos para que a educação chegue aos mais variados locais. Trabalhamos incansavelmente para oportunizar educação pública, gratuita e de qualidade”. Ângela convidou a todos para que conheçam os cursos da instituição e reforçou que o cronograma da seleção dos cursos de graduação ainda não foi definido, pois aguarda a definição do MEC sobre a realização do Enem.

130499082 244492657100466 1088105545753688867 n

Nídia Heringer pontou que, enquanto instituições públicas, a UFSM e o IFFar têm objetivos e lutas em comum. “Somos pesquisa, somos ensino, somos extensão, somos inovação diariamente. A promoção de oportunidades educacionais de jovens e adultos é a nossa missão e a cumprimos com excelência e compromissados com a sociedade brasileira”. A Reitora substituta do IFFar também destacou o esforço das instituições de se fazerem presentes em meio às dificuldades de 2020. “Neste ano, de complexidades inesperadas em função da pandemia, nos reunirmos virtualmente para dar continuidade ao Descubra em Rede, fazendo acontecer um evento online, diz desse compromisso de não nos ausentarmos das comunidades do nosso território de atuação”. Nídia destacou a expectativa de que, nessa semana, muitos jovens e adultos possam escolher se integrar às comunidades acadêmicas. “Fazer o Descubra é planejar sonhos educacionais para uma presencialidade vindoura e reforçar a esperança que mobiliza comunidades pelo mundo”, finalizou.

131261886 304092814254686 9194524326603488795 n

O Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burman, afirmou que se trata de uma edição histórica, pela primeira vez em um formato totalmente virtual. “A expectativa é de um número ainda maior de participantes por se tratar de um evento online, além de todas as atividades permanecerem disponíveis na plataforma para quem quiser assistir”. Burman agradeceu a parceria do IFFar no evento. “Uma instituição com uma expansão impressionante nos últimos anos, com muita qualidade e competência”. O Reitor da UFSM destacou que o Descubra mostra a universidade para a comunidade, tornando-se uma oportunidade de conhecer os cursos com mais detalhamento. “O evento permite que o público possa tomar uma decisão mais segura, consciente e mais próxima da realidade diante de suas expectativas. Que tenhamos um Descubra histórico, mais inclusivo, mais acessível e mais informativo”.

130751353 2359353697543672 5827552495825000567 n

Durante os cinco dias de evento, serão realizadas mais de 160 lives pelo YouTube, nas quais os estudantes poderão participar de bate-papos online sobre os currículos dos cursos desejados, além de orientações de psicólogos para escolha profissional.

A programação completa, com os links de acesso às atividades, você confere em ufsm.br/descubra. Para mais informações, acompanhe a página do Facebook e o Instagram do Descubra UFSM.